Por Redação HARDCORE
Felipe Motta é o novo CEO da Billabong na América Latina. O anúncio foi feito oficialmente hoje, dia 21 de fevereiro, em comunicado assinado por Neil Fiske, CEO da Billabong International.
A executiva Alessandra Berlinck, que respondia pelo grupo GSM na América Latina, agora centraliza esforços no mercado brasileiro ao responder pelo cargo de General Manager do Brasil.
“É isso mesmo, o Felipe Motta chegou para somar à equipe da Billabong e promover a recuperação total da GSM na região e acompanhar a liderança da Billabong no mundo. Estamos mais fortes!”, disse a executiva Ale Berlinck ao telefone com o Diretor Editorial da HARDCORE, Adriano Vasconcellos.
O comunicado da nova contratação foi publicado no site billabongbiz, elo informativo com os acionistas do grupo GSM que investem em ações da empresa no mercado financeiro. Contudo, o documento é datado no dia 31 de dezembro de 2013, balanço de final de ano da empresa e, ao que parece, repassado aos acionistas naquela ocasião.
O site Seekingalpha, que é voltado ao mercado financeiro, antecipou os fatos e deu a notícia em primeira mão nesta última quinta-feira, dia 20/02/2014, e talvez por isso a Billabong, que provavelmente preparava o anúncio da contratação do executivo, se viu obrigada a publicar a notícia oficialmente.
"Para a região da América Latina, acabamos de anunciar Felipe Motta como CEO. Felipe começou e desenvolveu um ótimo trabalho na Quiksilver Brasil. É uma grande contratação e vai ajudar a trazer experiência, foco e liderança à nossa equipe, com considerável oportunidade de melhoria nos lucros da região", assinalou no comunicado o CEO, Neil Fiske.
Felipe Motta ocupou no último ano o cargo de CEO da Quiksilver na América Latina, depois de passagem destacada na direção da companhia no Brasil. Contudo, ele havia se afastado da marca fazia pouco mais de seis meses, e fixado residência na Califórnia.
Ale Berlinck disse que era um pedido e preferência dela em centrar esforços do grupo GSM no Brasil. “Eu já atendia os negócios também nos mercados do Chile e Peru, mas temos muitas realizações para executar no Brasil, principalmente no Billabong Rio Pro, que estamos muito motivados e centrados em realizar um grande evento, além de apostar em novos negócios. Logo teremos novidades”, disse a executiva, demonstrando confiança no grupo.
Made for living
Em descolado evento realizado em outubro de 2013 na sede em São Paulo do Grupo GSM no Brasil, Graham Stapelberg, que na época ocupava o cargo de vice-presidente global de marketing, ao lado de Alessandra Berlinck, recebeu clientes e convidados da mídia para comunicar a recuperação e foco de crescimento da empresa no mundo, além de novas contratações regionais. Nos últimos dias, como publicado no site da Hardcore, “G”, como é conhecido Stapelberg, comunicou afastamento da Billabong para assumir o cargo de estratégia de comunicação e negócios na ASP – Association of Surfing Professionals –, e ser braço direito do também novo CEO da entidade, Paul Speaker, o que mostrou força da Billabong junto ao mundial de surf. Dias depois, a ASP anunciou a Samsung como patrocinador principal do World Tour em 2014.
No comunicado da contratação de Felipe Motta que veio à tona ontem, Neil Fiske finaliza o pronunciamento destacando o vigor da marca no continente. "Estou plenamente confiante de que o grupo será mais forte do que nunca na região. O que nós enfrentamos nas Américas são questões fundamentalmente operacionais. Acreditamos que o declínio no resultado na região tem muito mais a ver com a turbulência organizacional e perda de talentos associada aos 18 meses de prolongada distração do negócio do que qualquer problema relacionado com os pontos fortes da marca".
Graham Stapelberg, vice-presidente global de marketing, ao lado de Alessandra Berlinck em evento realizado na sede da GSM em São Paulo, em outubro de 2013. Hoje "G" está na ASP e Alessandra é a general maneger da Billabong Brasil. Foto: Divulgação/Billabong