Por Felipe Fernandes
Em um dia de tubos perfeitos e muitas notas 10, os brasileiros Filipe Toledo, Alejo Muniz e Miguel Pupo acabaram eliminados no segundo dia do Tahiti Pro, sexta etapa da temporada, realizada em Teahupoo.
Com uma leve brisa terral, sol forte e tubos de 6 pés, foram realizadas oito baterias pendentes da repescagem e oito da terceira fase.
Alejo Muniz inaugurou as ações brasileiras na repescagem. Em uma disputa de séries escassas, onde a consistência nas poucas ondas surfadas foi essencial, Julian Wilson mostrou-se superior ao local de Bombinhas, e precisou de apenas três ondas para eliminar o catarinense com uma larga vantagem.
Alejo se encontra em situação complicada no WCT, e se não quiser depender do ranking unificado para se reclassificar em 2013, precisa de bons resultados nas próximas etapas da temporada.
Na quinta bateria do dia, foi a vez dos paulistas Miguel Pupo e Filipe Toledo travarem um duelo disputado nos tubos de Teahupoo. O mesmo adesivo no bico, anunciava – discretamente – uma disputa que envolve mais do que pontos no ranking.
Pupo aproveitou a falha na marcação do novato Filipe Toledo para virar a bateria na última onda e acumular valiosos pontos no ranking do WCT.
Miguel voltou para o mar na quarta bateria do terceiro round, novamente contra o havaiano John John Florence.
John John manteve sua hegemonia contra os brasileiros e não deu chances ao paulista. O havaiano começou com 9.10 e Miguel ensaiou uma reação com 8.83.
Não demorou para John John dropar uma onda intermediária, sumir na espuma do tubo e completar com duas manobras para descolar a segunda nota 10 de dia e despachar o paulista de volta pra casa.
Outra nota dez foi do francês Jeremy Flores na vitória sobre o californiano Brett Simpson. Flores dropou uma bomba da série, passou pelo fun bowl e saiu com um “claim“ de quem sabia que iria receber uma nota excelente.
Não satisfeito, ele voltou para o outside e pegou outro tubão que lhe rendeu 9.33 para cravar a melhor média do evento.
Líder do ranking O australiano Mick Fanning levava uma dura do havaiano Ian Walsh, mas esperou pacientemente a melhor onda da bateria, e no último minuto da disputa pegou uma onda de trás do pico, colocou no tubo sem a mão, sumiu na espuma e saiu na baforada para descolar a terceira nota 10 do dia.
Gabriel Medina é o único brasileiro na competição. O paulista esta escalado para a 11a bateria do terceiro round, contra o havaiano Fredrick Paracchia.
John John elimina Miguel Pupo com uma nota 10 em Teahupoo. Foto: ASP/Kirstin