Franklin retoma a liderança do ranking na praia do Cupe. Foto: Feliciano Junior/ANS
Por Felipe Fernandes
O baiano Franklin Serpa fez sua parte no segundo dia do Mahalo Pernambuco Winter Festival e assumiu a liderança provisória do ranking brasileiro.
Depois de vencer duas baterias no dia, o baiano viu seu concorrente direto, Jihad Khodr, cair nas oitavas de final e retomou a liderança retirada pelo paranaense no último final de semana, em Macaé.
Franklin avançou com ótimas atuações na praia do Cupe e impressionou os juízes logo na primeira bateria do dia.
Enfrentando Cauê Wood, Michel Roque e Gabriel Freitas, o atleta encontrou as melhores ondas, conseguiu bons voos e manobras com pressão para superar o maior somatório do evento (15.56) e avançar em primeiro.
Nas oitavas de final, Franklin deu o bote no potiguar Rafael Joaquim. Rafael fez o que pôde e deu trabalho ao baiano, mas Franklin queria de volta a liderança e avançou novamente com scores altos para as condições do dia.
O paranaense Jihad Khodr até avançou sua bateria da segunda fase, mas não superou o conhecimento das ondas de Bruno Rodrigues, local da praia vizinha de Maracaípe, nas oitavas de final.
Também locais de Maracaípe, Halley Batista e Alan Donato fizeram bonito e estão classificados para as quartas de final.
O paulista David do Carmo foi outro que não decepcionou. Na disputa contra Alan Donato, Diego Rosa e Rudá Carvalho, David descolou 9.67, melhor nota do evento, e avançou com uma larga vantagem em relação aos adversários.
O local de Praia Grande ainda venceu o paraibano Ulisses Meira nas oitavas e garantiu sua vaga nas quartas.
Alanderson Martins, destaque do primeiro dia, não repetiu a atuação da sexta-feira e foi eliminado na segunda fase em uma dobradinha baiana, com Marco Fernandez em primeiro e Bruno Galini em segundo. Leonardo Neves também não se achou nas ondas prejudicadas pelo vento e pode voltar pra casa.
Os nordestinos são maioria nas quartas de final. Três representantes pernambucanos, três baianos, um cearense e apenas um paulista estão na disputa pelos R$ 15 mil e 3.000 mil pontos oferecidos ao campeão da etapa.
Uma nova chamada acontece às 9:30 (horário de Brasília) deste domingo para realização das finais.
Quartas de final
1 David do Carmo (SP) x Bruno Galini (BA)
2 Alan Donato (PE) x Franklin Serpa (BA)
3 Bruno Rodrigues (PE) x Edvan Silva (CE)
4 Halley Batista (PE) x Marco Fernandez (BA)