Por Felipe Fernandes
Depois do adiamento por falta de ondas na sexta-feira, o cronograma apertou e o Macaé Ecosurf começou na manhã deste sábado, em ondas de meio metro na praia do Pecado.
Válido como segunda etapa do Circuito Brasileiro Profissional da Abrasp, a prova começou com uma maratona de 26 baterias, ficando pendestes apenas duas para a definição das oitavas de final.
Líder do circuito, o baiano Franklin Serpa avançou suas baterias e segue defendendo a ponta do ranking.
O também baiano Alanderson Martins e o paulista David do Carmo também deixaram suas marcas na abertura da prova.
Na 11ª bateria do segundo round, David impôs seu ritmo e avançou, ao lado do carioca Vitor Ribas, com o melhor somatório do dia – 15.34 pontos. Raphael Deixas e Lucas Pazzolini levaram a pior no confronto e acabaram eliminados.
David ainda entrou no mar novamente para garantir sua vaga na quarta fase. Desta vez o paulista avançou em segundo, numa bateria vencida pelo carioca Leandro Basto. Saulo Junior e Samuel Igo não conseguiram a classificação.
Já Alanderson garantiu a melhor nota do dia (8.33) na 14ª bateria do segundo round. O baiano enfrenta agora Alan Jhones, Luel Felipe e Gilmar Silva de olho em uma vaga na quarta fase.
Fora do cronograma competitivo, uma apresentação especial de surf adaptado para deficientes – realizada pela ONG AdaptSurf, ações socioambientais e o cercamento da restinga costeira também fizeram parte do evento.
Neste domingo será defino o campeão dos R$ 15 mil e dos 3.000 pontos oferecidos ao vencedor. Uma nova chamada acontece ás 8:00 (horário de Brasília). A prova é transmitida ao vivo pelo site Surfcore.
Alanderson arranca a melhor nota do dia. Foto: Pedro Monteiro/Adding