23.7 C
Suva
terça-feira, 15 outubro, 2024
23.7 C
Suva
terça-feira, 15 outubro, 2024

Oakley Pro Bali: dia 5

 

Por Felipe Fernandes

Mais um dia de tubos fantásticos e performances sensacionais marcaram o encerramento dos Rounds 4 e 5 no Oakley Pro Bali, disputado nas direitas de Keramas. 

Apesar da eliminação do paulista Adriano de Souza, depois de duas derrotas, quem assistiu a prova viu um show de surf. 

Com o afunilamento da competição, o evento reuniu especialistas em direitas tubulares e, a todo o momento, os atletas passavam pelo fun bowl e saiam na baforada do tubos, completando a onda com longos cutbacks e manobras pra ninguém botar defeito.

Quando todos achavam que tinham assistido a melhor bateria do evento, os high scores eram superados e os somatórios aumentados, até alcançarem seu ápice com duas notas 10 do australiano Joel Parkinson, na vitória sobre havaiano John John Florence. 

O dia começou com uma virada emocionante na última onda do australiano Taj Burrow sobre Parko. CJ também estava na disputa, mas seus 11.57 pontos nem chegaram perto dos 18.30 e 17.90 do duelo particular entre os australianos. 

Os locutores foram ao delírio com a bateria, mas não esperavam que Josh Kerr, John John e Slater entrariam na bateria seguinte dispostos a sair com a vitória. Com todas as apostas em John John e Slater, foi o australiano Josh Kerr quem roubou a cena. 

Com tubos perfeitos e manobras estilosas, Kerr tirou 10 e 9.67 para mandar Kelly e John John, autores de 18.60 e 17.10, respectivamente, para a repescagem em combinação. O australiano ainda se deu ao luxo de descartar 9.17 e 8.67.

Em uma bateria mais fria, Julian Wilson avançou direto para às quartas e mandou Mick Fanning e Nat Young para o Round 5. 

Na última disputa da fase, Mineiro atuou como coadjuvante no confronto entre o taitiano Michel Bourez e o havaiano Freddrick Patacchia. Com 9.33 e 9.17, Bourez superou os 9.80 e 7.43 do havaiano.

Na primeira bateria da repescagem, o atual campeão mundial entrou disposto a derrubar quem aparecesse pela frente, e o azarado foi o havaiano John John Florence, que não vendeu barato sua derrota. 

Com um somatório que venceria quase todas as baterias do evento, John John foi eliminado com 19.20 pela atuação perfeita de Parko, autor de duas notas 10 – com dois tubos daqueles que ninguém acreditava que ele sairia. 

Na bateria seguinte, entre Slater e CJ, o vento maral entrou e os tubos deixaram de ser unanimidade. Enquanto Kelly dedicou-se aos poucos canudos que rodavam, CJ investiu nas rasgadas e batidas de backside para abrir uma boa vantagem sobre o careca.

Com o tempo se esgotando, Kelly uso uma de suas armas, as – quase infalíveis – rasgadas de frontside, provavelmente as mais plásticas do Tour. 

Mas Slater cometeu alguns erros nas suas melhores ondas que lhe custaram a classificação para as quartas de final. 

No próximo duelo, foi a vez o brasileiro Adriano de Souza perder em uma disputa apertada para o rookie Nat Young, que vingou a derrota na final de Bells Beach. 

O californiano dominou a maior parte do disputa e deixou o brasileiro em combinação boa parte do duelo. Quando faltavam 5 minutos para o final da bateria, Mineiro soltou o frontside e descolou um 9.27, mas não conseguiu achar o 7.66 para alcançar os 16.27 do californiano. 

O brasileiro encerrou o evento na nona colocação e acumulou mais 4.000 pontos no ranking do WCT.

Na última bateria do dia, Mick Fanning derrotou a surpresa do evento até o momento, o havaiano Fred Patacchia, em uma bateria de notas medianas. Com sua classificação para às quartas e a derrota de Slater, Mick é o novo líder do ranking.

Uma nova chamada acontece nesta quarta-feira, às 19:30 (horário de Brasília). 

Round 4

1. Taj Burrow (AUS) 18.30, Joel Parkinson (AUS) 17.90, C.J. Hobgood (USA) 11.57

2. Josh Kerr (AUS) 19.67, Kelly Slater (USA) 18.60, John John Florence (HAW) 17.10

3. Julian Wilson (AUS) 14.00, Nat Young (USA) 13.86, Mick Fanning (AUS) 12.50

4. Michel Bourez (PYF) 18.50, Fredrick Patacchia (HAW) 17.23, Adriano de Souza (BRA) 13.87

Round 5

1.Joel Parkinson (AUS) 20.00; John John Florence (HAW) 19.20

2. C.J. Hobgood (USA) 17.00; Kelly Slater (USA) 14.33

3. Nat Young (USA) 16.93; Adriano de Souza (BRA) 15.94

4. Mick Fanning (AUS) 13.46; Fredrick Patacchia (HAW) 12.90

Quartas de final

1. Taj Burrow (AUS) vs. Joel Parkinson (AUS)

2. Josh Kerr (AUS) vs. C.J. Hobgood (USA)

3. Julian Wilson (AUS) vs. Nat Young (USA)

4. Michel Bourez (PYF) vs. Mick Fanning (AUS)



As direitas de Keramas não decepcionaram os Tops do WCT. Foto: ASP/Kirstin



Parko foi a estrela do dia com duas notas 10 em Keramas. Foto: ASP/Kirstin



Para surpresa geral, Kelly Slater é eliminado por CJ na quinta fase. FOTO: ASP/Kirstin



Rookie Nat Young elimina Adriano de Souza do Oakley Pro Bali. Foto: ASP/Kirstin



Michel Bourez avança direto às quartas com ótima atuação em Keramas. Foto: ASP/Kirstin

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias