Por Felipe Fernandes
A Wavegarden apresentou nesta segunda-feira sua nova tecnologia para criação de ondas artificiais. Construída no País Basco, Espanha, a segunda instalação da empresa oferece ondas maiores e de melhor qualidade.
O vídeo conta com a participação dos brasileiros Gabriel Medina, Miguel Pupo, Jadson André, Adriano de Souza e Wiggolly Dantas, além dos Tops Taj Burrow, Jeremy Flores, Dusty Payne e dos freesurfers Craig Anderson e Dane Reynolds.
A nova "lagoa de surf", gera ondas perfeitas por 220 metros, sem perder o power e a forma. Segundo nota divulgada, esta é a mais longa onda artificial existente e a sua qualidade, forma e velocidade são adequadas para todos os níveis de performance.
Historicamente, a participação do surf é limitada pelas particularidades da sua prática. Mas isso pode estar com os dias contados.
A necessidade do mar, das ondulações e das condições meteorológicas apropriadas ficam em segundo plano com esta inovação. Depois de quase uma década de estudos, o modelo oferece ondas de qualidade todos os dias, durante o ano todo.
Apesar de pequenas – cerca de meio metro – os engenheiros afirmam que a tecnologia pode ser facilmente amplificada de acordo com a área destinada à construção.
A tecnologia patenteada pela Wavegarden usa uma espécie de pá que desloca a água no centro da lagoa para forma a ondulação. Ela, por sua vez, se curva no desnível lateral do fundo, criando duas ondas perfeitas que quebram simultaneamente para a esquerda e para a direita.
O primeiro complexo vai deixar muitos surfistas complexados, já que não será aberta ao público. A unidade servirá estritamente para testes e pesquisa de desenvolvimento.
Mas também existem boas notícias. Pelo que tudo indica, o modelo não vai demorar para se espalhar pelo mundo. De acordo com os administradores, já existem parcerias para desenvolver e instalar a tecnologia em cinco locais na Austrália e 25 nos Estados Unidos, dentro dos próximos anos.