23.7 C
Suva
domingo, 6 outubro, 2024
23.7 C
Suva
domingo, 6 outubro, 2024

Volcom fiji pro: dia 1

 

Por Felipe Fernandes 

Em dia difícil para os brasileiros, Miguel Pupo e Heitor Alves aproveitaram os desfalques e avançaram direto à terceira fase do Volcom Fiji Pro, em Cloudbreak. 

O mar amanheceu com poucas séries e os organizadores optaram por começar pelas disputas do Volcom Qualifying Series. 

Único brasileiro na competição, o paulista Deivid Silva se encaixou nos ótimos tubos da última bateria da primeira fase, para assegurar sua vaga nas quartas de final. 

Em seguida, foi a vez de os melhores surfistas do mundo entrarem em ação, mas com alguns desfalques. Lesionados, Owen Wright, Tiago Pires e Raoni Monteiro deram lugar ao Heitor Alves, Yadin Nicol e Alex Gray. 

O dia também contou com o desfalque do 11 vezes campeão mundial Kelly Slater – que acompanha o nascimento do seu sobrinho nos Estados Unidos – e do australiano atual campeão mundial Joel Parkinson – que não contava com o início da prova nesta segunda-feira e saiu cedo para pescar. 

Parko enfrentaria Heitor e Wilkinson, enquanto Slater era o adversário do Miguel Pupo e do convidado local Aca Lalabalavu. Ambos têm nova chance na repescagem. 

Na terceira bateria da primeira fase, Heitor deu uma lavada em Wilkinson e ganhou a confiança que precisava para seguir na prova. 

Em tubos de 2 metros perfeitos, Heitor assistiu o australiano disparar na frente com 7.33 e 6.50. A resposta não demorou. 

O cearense passou pela bola de espuma e correu mais alguns segundos por dentro do tubo para arrancar gritos dos espectadores do canal e voltar à disputa com 9.80. 

Heitor queria provar que seu lugar é no WCT. Voltou para o outside e pegou dois tubos na mesma onda para descolar 8.83 e despachar o australiano em combinação pra repescagem. 

As ondas não paravam de melhorar e o convidado da Volcom Mitch Coleborn chegou com o pé na porta.

Embalado pela vitória no Prime de Saquarema, o australiano não teve dificuldade para derrotar os brasileiros Adriano de Souza e Alejo Muniz de uma só vez. 

A dupla parecia perdida no mar e assistiu do outside os dois tubos na mesma onda do australiano, que lhe renderam a primeira nota 10 do evento. 

Coleborn mostrou-se em sintonia com as ondas e ainda atravessou uma parede de espuma dentro do canudo para descolar o backup de 9.33. Alejo e Mineiro brasileiros terminaram a disputa com somatórios abaixo dos 7 pontos. 

Outros que não se deram bem foram os paulistas Gabriel Medina e Filipe Toledo. 

Medina amargou a terceira colocação na disputa vencida com autoridade pelo australiano Kai Otton, enquanto Filipe foi superado por uma boa vantagem pelo também australiano Josh Kerr.

Uma nova chamada está prevista para às 17:00 horas (horário de Brasília) desta terça-feira. 


Heitor Alves deixa o australiano Matt Wilkinson em combinação. Foto: ASP / Kirstin


Mitch Coleborn despacha Mineiro e Alejo em Cloudbreak. Foto: ASP / Kirstin


Miguel Pupo aproveita ausência de Slater e vence o local Aca Lalabalavu. Foto: ASP / Kirstin


Cloudbreak bomba no terceiro dia da janela de espera do Volcom Fiji Pro. Foto: ASP / Kirstin

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias