23.6 C
Suva
segunda-feira, 30 dezembro, 2024
23.6 C
Suva
segunda-feira, 30 dezembro, 2024

Saquarema Prime: Coleborn Vence

 

Por Felipe Fernandes 

O australiano Mitchel Coleborn sagrou-se campeão do Quiksilver Saquarema Prime 2013, etapa de nível máximo da divisão de acesso ao WCT.  

A vitória rendeu ao atleta 6.500 pontos no ranking ASP Men’s World Tour, além de engordar em US$ 40 mil sua conta bancária.  

O domingo amanheceu com sol tímido e ondas entre 3 e 5 pés com séries demoradas na praia de Itaúna.

As disputas começaram com o domínio do local Raoni Monteiro sobre o potiguar Jadson André na primeira bateria do dia.

Conhecedor do pico, o carioca foi seletivo na escolha das ondas e deixou para trás o potiguar em uma disputa de notas medianas.

Na terceira bateria das quartas, foi a vez do paulista Gabriel Medina e do carioca Simão Romão medirem força nas séries cada vez mais escassas do pico.

Com as ondas do outside mais cheias, Gabriel Medina garantiu duas notas na casa dos 7 pontos no inside e grudou no adversário para exercer sua prioridade. A tática surtiu efeito e o garoto garantiu sua vaga na semifinal.

Mais foi exatamente nesta fase que acabou a esperança dos brasileiros em manter a taça no país.  

Logo na primeira bateria, Raoni caiu nas ondas mais importantes e perdeu do inspirado Mitchel Coleborn, precisando de uma combinação de notas para virar o resultado.

Em uma bateria reiniciada depois de dez minutos sem ondas surfadas, Gabriel Medina foi superado pelo francês Marc Lacomare depois de investir nas esquerdas do inside, que foram pouco valorizadas pelos juízes.  

Com a terceira colocação, Raoni e Medina conquistaram 4225 pontos no ranking e faturaram US$ 11 mil.

Desta forma se desenhou a uma final entre duas das grandes apostas do surf australiano e francês. Mas era Mitchel Coleborn quem parecia determinado a ganhar o evento.

O atleta costurou duas esquerdas da série com manobras base-lip até o inside e descolou duas notas na casa dos oito, suficientes para o manter na liderança até o final da bateria.

O francês Marc Lacomare até ensaiou uma reação, mas o tempo e as séries demoradas não estavam a seu favor. Com 3 minutos para o término da bateria, Marc pegou um tubo longo e completou a onda com um floater e boas rasgadas para cravar a única nota 10 da competição. 

A vitória de Mitch completa o terceiro título consecutivo de australianos no Saquarema Prime. Kai Otton abriu a sequência em 2011 e Matt Wilkinson foi campeão em 2012. 

Depois de sair da água, o australiano disse que sua comemoração será no avião a caminho de Fiji, onde participa como convidado da próxima etapa do WCT. Ele também não deixou de elogiar a qualidade das ondas de Itaúna, que garantiu o show durante todos os dias da competição.


Mesmo com nota 10 na final, Marc Lacomare não tira o título de Mitch Coleborn. Foto: ASP/Smorigo 


Raoni Monteiro é barrado na semifinal pelo campeão da prova. Foto: ASP/Smorigo


Gabriel Medina e Raoni monteiro dividem a terceira colocação em Itaúna. Foto: ASP/Smorigo



Mitchel Coleborn costura as ondas de Itaúna para conquistar o título. Foto: ASP/Smorigo

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias