Por Felipe Fernandes
Quatro brasileiros garantiram vaga nas quartas de final neste sábado no Quiksilver Saquarema Prime.
O primeiro representante verde e amarelo a confirmar sua classificação foi o guerreiro local Raoni Monteiro. Na primeira bateria das oitavas, o carioca entrou no mar com sede de vitória e sabia que precisava de uma performance acima da média para derrotar o australiano Matt Wilkinson, campeão da prova em 2012.
Matt abriu a disputa forte e aproveitou ao máximo a primeira esquerda da bateria. O australiano arrancou dos juízes a melhor nota da competição (9.87) e deixou a torcida local apreensiva.
Mas a resposta não demorou. Na onda seguinte, o carioca surfou com muita velocidade e abriu vários leques de água até o inside para cravar 9.63 pontos.
O australiano remou rápido para o outside e descolou 7.33 na sua onda de backup. Sem patrocínio e com vontade de provar habilidade, Raoni expremeu ao máximo uma esquerda sem muita pressão para anotar 7.83 e garantir sua vaga na próxima fase no duelo mais emocionante do sábado.
A segunda bateria do dia reuniu dois brasileiro em busca de uma vaga entre os Top 34 do WCT, o potiguar Jadson André e o pernambucano Bernardo “Pigmeu” Miranda.
Uma queda de energia durante a disputa deixou os surfistas apreensivos com o resultado da bateria, já que a definição só saiu 20 minitos depois do término do embate.
Com a vontade de sempre, Jadson encontrou as melhores ondas e despachou o Pig de volta pra casa.
Agora, o potiguar enfrenta o local Raoni nas quartas de finais na primeira bateria do dia. O duelo está programado para acontecer às 9:00 horas deste domingo.
Na quinta disputa das oitavas, foi a vez do brasileiro Simão Romão garantir sua vaga na fase seguinte. Em uma bateria com poucas séries, Simão avançou com o placar de 8.47 contra 8.43 do havaiano Sebastian Zeitz, que também esperou mas não encontrou as escassas séries.
O Brasil fechou sua participação com outro show do fenômeno de Maresias, São Sebastião. Responsável pelos dois maiores somatórios do dia, o Medina levantou a torcida nas areias de Itaúna em suas duas disputas.
Único brasileiro a competir na repescagem neste sábado, Medina entrou disputo a seguir na competição e aproveitou os tubos de Itaúna para derrotar o irlandês Glenn Hall pelo placar de 10.43 contra 18.80.
O público que esperou para assistir sua segunda disputa não se decepcionou.
Nas oitavas, Medina enfrentou o havaiano Kiron Jabour, filho do carioca João Jabour. Mas o dia era mesmo dos brasileiros. Com a confiança de sempre, novamente Medina mostrou uma conexão fora do normal com os tubos de Itaúna e cravou 18.47 contra 12.57 do havaiano.
Com este resultado, o Brasil garantiu dois surfistas nas semifinais, já que além da bateria entre Raoni e Jadson, Medina enfrente Simão Romão no terceiro duelo das quartas.
O domingo ainda conta com as disputas entre os australianos Dion Atkinson e Mitchel Coleborn, e Marc Lacomare e Aritz Aranburu.
Uma nova chamada acontece às 9:00 horas (horário de Brasília) deste domingo na praia de Itaúna.
Raoni despacha o australiano Matt Wilkinson em Itaúna. Foto: ASP/Smorigo
Jadson André enfrenta Raoni no dia decisivo do Saquarema Prime. Foto: ASP/Smorigo
Gabriel Medina se encontra nos tubos de Itaúna neste sábado. Foto: ASP/Smorigo
Simão Romão é mais um brasileiro classificado para as quartas de final. Foto: ASP/Smorigo
Aritz Aranburu enfrenta Marc Lacomare neste domingo em Saquarema. Foto: ASP/Smorigo