26 C
Papeete
domingo, 21 julho, 2024
26 C
Papeete
domingo, 21 julho, 2024

Shane Dorian leva o Billabong XXL 2013

 

Por Kevin Assunção

A noite desta sexta-feira (4) foi de glórias para Shane Dorian e Shawn Dollar. No Grove Theater, em Anaheim, Califórnia, os dois conquistaram dois prêmios cada do Billabong XXL 2013.

As especulações foram comprovadas: Dollar, de fato, quebrou o recorde da maior onda surfada na remada. Os especialistas do painel de juízes do XXL e do Guinness Book confirmaram que a onda do californiano em Cortes Bank tem 61 pés.

A marca anterior pertencia a Dorian, por uma onda pega no braço em Jaws, Hawaii, em 2011, que tinha 57 pés. Dollar é o primeiro a conquistar duas vezes a categoria Pacifico Paddle e a ter uma onda na remada premiada com o Biggest Wave.

Pela morra de Cortes Bank, o californiano também levou a categoria Biggest Wave, na qual Danilo Couto também concorria, por uma bomba pega de tow in em Mullaghmore Head, Irlanda.

Dorian conquistou a categoria principal, o Ride of the Year, pela segunda vez, feito inédito até então. Em 2008, ele havia vencido por uma bomba em Teahupoo, Tahiti.

O havaiano faturou US$ 50 mil pelo prêmio por um tubo enorme surfado em Jaws, Hawaii, na ondulação gigante que atingiu Maui em outubro de 2012. A onda também rendeu a Dorian vitória no Pacifico Tube.

Com os resultados de 2013, Dorian se manteve como o maior vencedor do XXL, com oito prêmios, seguido por Greg Long, que venceu o Mens Performance da temporada e agora tem seis vitórias no "oscar do big surf".

Já o Girls Performance ficou com a havaiana Keala Kennelly, que já havia faturado a categoria em 2011. Ela iguala a marca de dois prêmios de Jamilah Star, vencedora das duas primeiras edições da categoria.

Maya Gabeira segue como a mais contemplada entre as mulheres no Billabong XXL, com cinco títulos.

Chris Shanahan faturou o primeiro prêmio dele no XXL, pela vaca mais sinistra da temporada. O australiano despencou de uma craca em The Right, West Australia. 

Confira abaixo os vídeos das ondas vencedoras do Billabong XXL 2013.

Shane Dorian – Jaws, Hawaii (Ride of the Year e Pacifico Tube)

Shawn Dollar – Cortes Bank, Califórnia (Biggest Wave e Pacifico Paddle)

Chris Shanahan – The Right, West Australia (Wipeout of the Year)

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias