Rota feita pelo barco Naga Laut, na madrugada desta quarta-feira (17).
Por Kevin Assunção
O sul-africano Brett Archibald, de 50 anos, desapareceu no mar na Indonésia, por volta das 4 horas da manhã desta quarta-feira (17), enquanto viajava de Sumatra para as ilhas Mentawai.
Archibald estava abordo do Naga Laut com outras nove pessoas, na sétima viagem do grupo ao arquipélago indonésio.
“Ele estava muito enjoado na noite anterior, durante uma grande tempestade, enquanto navegávamos entre as ilhas”, diz Jean-Marc Tostee, passageiro do mesmo barco. “Acreditamos que ele tenha caído do barco enquanto vomitava no deck, no momento em que estávamos dormindo”, completa.
Em depoimento em sua página do Facebook, Tostee disse que o grupo notou a ausência de Archibald apenas no café da manhã, cerca de 8 horas, quando já estavam no pico em que surfariam.
O Naga Laut retornou imediatamente para refazer a rota que percorreu durante a noite. Autoridades de resgate marítimo da Indonésia e da Austrália conduziram a busca pelo surfista com barcos e aviões.
Barcos privados, como o Barrenjoy e os Indies Trader 3 e 4, também participaram da operação.
De acordo com a National Sea Rescue Institute (NSRI), da Austrália, o mar está quente (28ºC) e flat. A correnteza está puxando para o oeste, o que significa que Brett pode estar próximo da ilha Sipora, em Mentawai.
“Não encontramos nada ainda. Agora anoiteceu e tivemos que parar, mas começamos a busca novamente na manhã de quinta-feira”, falou Tostee.
Passageiros do barco Barrenjoy relataram que há muitos detritos no oceano, como troncos de árvore, o que cria a expectativa de que ele tenha encontrado algo para flutuar enquanto espera pelo resgate.
Tostee contou que Brett é bom nadador e que surfa há mais de 40 anos. “O Archie é forte mental e fisicamente o suficiente para sobreviver à noite no mar”, diz. “Isso se ele já não tiver sido resgatado por um pescador local em um pequeno barco ou algo parecido.”
A equipe da HC deseja força à família e aos amigos de Brett e espera que ele seja encontrado com vida o quanto antes.
Continue ligado nas nossas próximas atualizações.
Barco Naga Laut, em que Brett e outros nove pessoas estavam abordo.
Brett foi visto pela última vez às 4h30 da madrugada.