Por Kevin Assunção
John John Florence conquistou, neste sábado (2), o tricampeonato do Volcom Pipe Pro, após dominar durante todos os 30 minutos de decisão. Ele foi o melhor na etapa em 2011 e 2012. Jessé Mendes parou nas quartas.
Na final, Josh Kerr pegou a primeira onda, entubando em Backdoor e tirando 8.33. Mas John John respondeu na mesma moeda direita seguinte, e recebeu 8.43.
Florence então posicionou-se melhor e saiu de bons tubos em Backdoor, atrasando dentro do salão para ficar o máximo de tempo no tubo.
Mas foi a 13 minutos do fim que ele realmente impressionou. JJ conseguiu dropar enquanto o lip quebrava sobre ele, botou para dentro e saiu do barrel no topo da onda. O campeão recebeu 7.93 e cravou a somatória vencedora (16.33).
O segundo colocado foi Chris Ward, que correu rápido nos tubos de Backdoor e somou 14.80. Josh Kerr ficou em terceiro, com 13.83 e Olamana Eleogram em quarto, com 13.30.
Na semifinal, a leitura de onda pesou na decisão, já que muitos dos tubos fechavam. John John somou 15.50 pontos logo nos 5 minutos iniciais, após entubar duas vezes em Backdoor, e levou o confronto.
Chris Ward pegou um tubo ao soar da buzina e virou sobre Kolohe Andino por 0.23. Pouco antes, os dois americanos disputaram uma onda, mas Andino rodou com o barrel.
Os 25 minutos seguintes foram dominados por Josh Kerr e Olamana Eleogram. O aussie e o havaiano realizaram ótimas baterias durante o evento, e a precisão na escolha das ondas permaneceu na semi.
Kerr entubou para a direita duas vezes e finalizou cada onda com manobra, o que rendeu 12.60. Olamana foi para a mesma direção. Em Backdoor, ele saiu na cortina na primeira onda e seco na segunda, para somar 11.16.
Josh teve uma performance excelente nas quartas de final, com 19.07 somados. O vice-campeão do Pipe Masters 2012 dropou direto no tubo, ficou muito deep e saiu seco, e foi contemplado com a quarta nota 10 do evento.
A 4 minutos do fim, Kerrzy entubou novamente e rasgou para terminar a onda e recebeu 9.07, descartando 8.33.
Já Olamana dominou a sua bateria nas quartas, que teve Jessé Mendes eliminado. O havaiano se manteve bastante ativo durante os 25 minutos, tirou um tubo que valeu 9.07 e substituiu 7.93 por 8.97, ao sair de um canudo no último segundo da bateria.
Jessé Mendes, o brasileiro melhor colocado, ficou em segundo lugar em sua bateria nas oitavas. Ele dropou duas bombas em Pipeline e somou 13.67. Sebastian Zietz venceu o confronto, e o havaiano Marcus Hickman deixou a competição mesmo após pegar o terceiro tubo nota 10 da competição.
Nas oitavas, Leandro Bastos, Ricardo dos Santos e Wiggolly Dantas não encontraram a segunda onda boa e foram eliminados.
A próxima etapa de alto nível do WQS acontece em Newcastle, na Austrália. A janela do Burton Toyota Pro vai de 18 a 24 de fevereiro. A competição contará com Tops como Adriano de Souza, Alejo Muniz, Filipe Toledo, Kolohe Andino, Joel Parkinson e Julian Wilson.