23.7 C
Suva
quarta-feira, 23 abril, 2025
23.7 C
Suva
quarta-feira, 23 abril, 2025

Deivid é campeão em Salvador

 

Por Fernando Maluf

Deivid Silva venceu neste sábado o Surf Eco Festival Pro Junior, etapa 3 Estrelas válida pelo calendário da ASP South America. O guarujaense era um dos favoritos desde o início do campeonato e acumulou algumas apresentações impressionantes em sua trajetória até o topo do pódio, como o segundo lugar no Round 3 mesmo com uma interferência e a própria bateria final, em que deixou Ian Gouveia em combinação com o melhor score do campeonato.

E o troféu de campeão não era a única coisa em jogo na bateria final. Havia uma vaga em aberto para representar o Brasil no Mundial Junior da ASP, em outubro deste ano, em Bali. Com os pontos cedidos ao primeiro colocado do Surf Eco Festival, tanto Ian como Deivid alcançariam a vaga pelo ranking da ASP South America.

"Pra falar a verdade, eu não tava pensando nem no World Juniors e nem no título aqui. Eu queria mesmo era soltar meu surf, mostrar o que sei fazer", falou o campeão logo após a bateria. E ele sabia que tinha cumprido a missão. Ian Gouveia liderava a bateria com 13 pontos quando Deivid achou uma das direitas premiadas que de vez em quando apareciam em Jaguaribe. Foram três pauladas conectadas com perfeição e mais uma batida toda invertida pra fechar a junção para arrancar 9.5. Pouco depois, uma direita um pouco menor recebu tratamento semelhante e valeu nota 8.73 e kombi para o adversário. Ian até tentou, mas ficou tranquilo em ser derrotado num duelo de nível tão alto.

No começo do dia…

Inaugurando o sábado ensolarado na praia de Jaguaribe, Luan Carvalho manteve vivas suas chances de conquistar o título Sul Americano Pro Junior. Já garantido no Mundial Junior da ASP em Bali, o paulista foi o único a chegar nas quartas de final em condições de tirar o troféu das mão de Ítalo Ferreira – o potiguar chegou em Salvador na liderança do ranking mas foi eliminado ainda no Round 3.

A bateria de Luan contra Gabriel André, uma das revelações do evento, foi muito disputada. Depois de passar boa parte do tempo atrás, Luan achou a onda salvadora a 3 minutos do fim: uma direita espancada de toda forma possível até a beira, de onde o garoto já podia ouvir os assobios da galera no palanque.

O segundo duelo das quartas teve menos emoção. Companheiros de equipe, Ian Gouveia e Victor Bernardo estavam, ambos, muito atrás no ranking, e só conseguiriam a classificação para o mundial caso fossem campeões. Ian já tinha sua liderança consolidada com notas 5 e 6.83 quando pegou uma esquerda meio mexida mas de bom tamanho e decolou logo na primeira seção. Depois de completar o giro, uma série de batidas garantiu 9 pontos e Victor Bernardo em combinação até o final da bateria.

As duas baterias seguintes tiveram histórias parecidas. Com muito vento e poucas ondas surfadas, Deivid Silva e Cainã Barletta evitaram grandes riscos e carimbaram o passaporte para as semis com ondas de segurança, na casa dos 5 pontos. Os adversários, Nathan Brandi e Pedro Miguel, não foram bem nos 30 minutos e acabaram eliminados com 8.50 e 8.13 pontos em suas baterias, respectivamente.


Ítalo Ferreira é campeão Sul Americano Pro Junior

A decepção pela derrota prematura no Round 3 do Pro Junior, ontem, aqui em Salvador durou pouco para o potiguar. Luan Caravalho encontrou na semi final um inspirado Ian Gouveia e não pode continuar a trajetória que lhe daria o título. Se nas quartas de final Ian garantiu sua vitória com um belo aéreo, a vaga na final veio com um certeiro ataque de backside em duas direitas muito bem escolhidas. Luan se esforçou com o que apareceu, mas não foi o suficiente.

A outra semi foi decidida de maneira parecida. Deivid Silva, gooy footer assim com Ian, também garantiu um bom score atacando as direitas. Cainã Barletta sofreu um pouco mais com o mar mexido e não encontrou uma onda com potencial para reagir.

Sotaque castellano na final feminina

Pela primeira vez, a final de uma etapa classificatória da ASP South America realizada no Brasil não teve nenhuma brasileira. A venezuelana Rossany Alvarez e a argentina Lucia Cosoleto superaram toda a concorrência local e garantiram um pódio falando mais espanhol que português. O título foi para Rossany, que também garantiu sua participação no World Juniors de Bali.

Fique de olho em nosso site para mais atualizações e entrevistas exclusivas!

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias