Por Kevin Assunção
Após 45 dias de espera, a baía de Punta Hermosa, no Peru, despertou nesta terça-feira (14) e foi realizada a segunda etapa do Big Wave World Tour. Como convidado, Carlos Burle sagrou-se campeão pela primeira vez nas ondas peruanas, em bateria decisiva de seis homens.
A decisão recomeçou depois de 10 minutos sem ninguém pegar onda e, na sequência, o mar reagiu e as morras ultrapassaram 30 pés durante os 60 minutos de bateria, segundo a organização do evento. O pernambucano então travou disputa individual com Greg Long, deixando para trás Ken "Skindog" Collins, Ramon Navarro, Jeff Rowley e o local José Gomez.
Campeão do circuito na temporada 2009/10, Burle ainda não havia conquistado o Billabong Pico Alto, tendo como melhor resultado o vice-campeonato em 2009. De quebra, ele lidera o BWWT, já que a primeira etapa, em Punta Lobos, Chile, não aconteceu por falta de ondulação grande.
A próxima etapa do Big Wave World Tour acontece em Mavericks, Califórnia, e a janela de espera vai de novembro a janeiro. Além de Burle, também disputarão os brasileiros Danilo Couto, Felipe Cesarano e Marcos Monteiro, que perderam hoje nas quartas, e Alex Martins.
Resultado e ranking do Big Wave World Tour:
1. Carlos Burle
2. Greg Long (USA)
3. Ken Collins (USA)
4. Jose Gomez (PER)
5. Ramon Navarro (CHI)
6. Jeffrey Rowley (AUS)
13. Marcos Monteiro
16. Danilo Couto
20. Felipe Cesarano
Com bombas como esta, Burle conquistou o título inédito em Punta Hermosa. Foto: GonzaloBarandiaran
Ken "Skindog" Collins, Ride of the Year do XXL 2007, ficou com em terceiro lugar no campeonato. Foto: GonzaloBarandiaran
Local de Punta Hermosa, Gabriel Villaran parou na semifinal. Foto: BillabongPeru
Campeão da BWWT 2010/11, o havaiano Jamie Sterling ficou apenas em quinto na segunda semi. Foto: GonzaloBarandiaran
O aussie Jeff Rowley venceu Burle na semi, mas ficou em último na decisão. Foto: BillabongPeru