Por Fernando Maluf
O catarinense Ricardo dos Santos venceu na tarde de ontem o Air Tahiti Nui Von Zipper Trials, campeonato que reúne alguns dos melhores tuberiders do mundo na disputa por duas vagas entre os Top 34 na etapa de Teahupoo do WCT. Campeão pelo segundo ano consecutivo, Ricardinho se afirma como sério candidato ao título do Billabong Pro Tahiti.
E a vitória desse ano não foi tranquila. Ricardinho ficou atrás do local Alain Riou durante toda a bateria final do campeonato. O título veio com uma nota 10, a única do campeonato, surfada a poucos minutos do fim.
Outro brasileiro que participou dos trials, Bruno Santos, que já venceu o evento principal, em 2008, também fez ótima particpação. Bruninho chegou até as semis e só não garantiu a vaga no Billabong Pro porque enfrentou um inspirado Ricardo dos Santos.
Os dois finalistas, Alain e Ricardinho, estão classificados para o evento principal. Como estão com os seedings mais baixos, enfrentam na estreia os surfistas mais bem ranqueados: Mick Fanning e Kelly Slater, primeiro e segundo colocados, respectivamente.
O Billabong Pro Tahiti tem período de espera do dia 16, quinta feira, ao dia 27 de agosto. Fique ligado na cobertura completa aqui na HC.