A prancha de Mick Fanning é uma das mais adesivadas do Tour. Foto: ASP/Robertson
Por Lucas Francheschini
//Patrocinador principal
O main sponsor é a marca que sustenta o surfista. As surfwears costumam cumprir esse papel, mas existem exceções, como no caso do tuberider havaiano Jamie O`Brien, que leva no bico uma marca de energéticos. Entre os Top 16, os patrocinadores principais são exclusivamente marcas de surfwear – nove diferentes, no total.
Nas pranchas, o patrocinador principal possui 60% de espaço – do bico para baixo. Ela que controla o que será colado nessa área. O mais comum é ver os adesivos no bico da prancha, mas caras como Julian Wilson e Dane Reynolds começaram a fazer diferente, colocando o main sponsor um pouco mais para baixo e, vez ou outra, com logos estilizados. Lá fora, isso é possível, mas os dirigentes brasileiros não apoiam essas mudanças e optam por manter o sticker no bico.
//Shaper
Muitos prós possuem contratos com marcas de pranchas, como Kelly Slater com a Channel Islands e Taj Burrow com a Firewire. É o próprio shaper que escolhe onde vai sua marca, já que o logo vem por baixo do glass. Os 16 surfistas mais bem ranqueados contam com 8 marcas de pranchas diferentes.
//Co-Patrocinadores
Para o surfista fechar contrato com algum patrocinador secundário, é preciso haver uma negociação entre o patrocinador principal e o secundário. Dependendo do contrato, o main sponsor tem o poder de vetar a marca interessada em seu atleta. Neste caso, a marca principal precisa cobrir a oferta do interessado.
Os secundários mais comuns são as marcas de tênis, relógios e óculos. Entre os Top 16, contamos três marcas diferentes de óculos, três de relógios e quatro de tênis.
O curioso é que a evolução do esporte trouxe novos patrocinadores secundários, de áreas como automobilismo e telefonia (veja o box ao lado).
Essas marcas pagam menos que o patrocinador principal, por isso são colocadas no meio da prancha. Os stickers são colados de acordo com o valor pago – quanto mais perto do bico, mais caro.
//Apoio
Um pouco mais escondidos, normalmente colados na rabeta ou nas quilhas, ficam os adesivos dos apoiadores. Essas marcas costumam ser de academias, protetores solares ou surfshops. São marcas que não pagam nada, mas oferecem o seu serviço/produto. Por exemplo, uma academia pode apoiar o surfista por deixá-lo malhar de graça.
//Acessórios
Os prós costumam fechar contratos com marcas de acessórios. Nesses casos, não são utilizados adesivos, e sim as próprias quilhas, decks e leashes, que fazem a propaganda por si só. Entre os 16 mais bem colocados do WT, contamos 10 marcas de acessórios diferentes.