Publicidade:

Billabong Rio Pro: Florence é campeão

 

 

Por Fernando Maluf

Em boas ondas de 4 pés e séries demoradas na Barra da Tijuca, John John Florence sagrou-se o campeão do Billabong Rio Pro, terceira etapa do WCT 2012. No último dia de campeonato, o havaiano passou por Julian Wilson nas quartas, Josh Kerr na semi e conquistou sua primeira vitória na elite mundial ao bater Joel Parkinson na final. Os brasileiros Alejo Muniz e Adriano de Souza disputaram as quartas de final, também hoje, mas foram eliminados por Mick Fanning e Josh Kerr, respectivamente.

A bateria final foi praticamente decidida nos seus primeiros cinco minutos. Em sua primeira onda, John John acertou com perfeição um aéreo 360º de backside e já largou com 9.10 pontos. Pouco depois, um tubo seguido de um reverse na junção rendeu 7,27 e garantiu ao havaiano o placar que o faria campeão no Rio de Janeiro. A 10 minutos do fim, Parko achou um bom tubo para a direita, mas sem achar outra onda boa, a reação parou por ai.

Apesar da derrota, o experiente australiano tem motivos de sobra pra comemorar sua ida ao Rio. Com a final, Joel agora lidera o ranking mundial, seguido pelos compatriotas Mick Fanning, segundo, e Josh Kerr, terceiro. Adriano de Souza ocupa a quarta colocação na corrida ao título da temporada 2012.


A apurada técnica ns tubos ajudou – e muito – John John Florence a levantar, no Rio, seu primeiro troféu de uma etapa do WCT. Foto: ASP/Kirstin

Brazucas param nas quartas

Alejo e Mineiro, as esperanças da torcida brasileira para subir no topo do pódio, não conseguiram avançar em suas baterias no último dia. No segundo duelo das quartas, o sufista de Bombinhas viu Mick Fanning tirar, em questao de minutos, duas notas acima dos 8 pontos e disparar na liderança. Sem conseguir superar a casa dos 3 pontos em nenhuma das sete ondas surfadas, Alejo terminou na quinta posição.

Com Adriano, a história foi diferente, e até os últimos 10 minutos tudo indicava que a vitória seria do brasileiro. Mineiro somava, com um bom tubo e uma direita manobrada com força, 14 pontos, quando viu o primeiro aéreo 360º de Josh Kerr numa direita mediana. Após receber 7.67 dos juízes, o aussie viu que a virada era possível e tratou de decolar novamente, desta vez mais alto e numa onda da série. A nota 9.43 carimbou seu passaporte para a semifinal.

Resultados – Billabong Rio Pro – último dia

Final
John John Florence (HAW) 16.37 x 11.44 Joel Parkinson (AUS)

Semifinal
#1 Joel Parkinson (AUS) 15.83 x 15.00 Mick Fanning (AUS)
#2 John John Florence (HAW) 17.94 x 11.86 Josh Kerr

Quartas de final
#1 Joel Parkinson (AUS) 13.90 x 12.60 Tiago Pires (POR)
#2 Mick Fanning (AUS) 16.57 x 5.90 Alejo Muniz
#3 John John Florence (HAW) 14.94 x 9.43 Julian Wilson (AUS)
#4 Josh Kerr (AUS) 17.10 x 14.27 Adriano de Souza

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias