
A wildcard Alessa Quizon garantiu vaga nas semis do Billabong Rio Pro. Foto: ASP
Por Kevin Assunção
No quarto dia de competição, as menínas entraram na água para a conclusão do round 4 e das quartas-de-final do Billabong Rio Pro, em ondas fracas de até meio metro no Postinho, Barra da Tijuca.
Detentora do maior somatório feminino até agora, 16.70, a australiana Stephanie Gilmore parou nas quartas ante a havaiana Coco Ho, que desferiu de boas batidas de frontside e colocou a tetracampeã mundial em combinação.
Na semifinal, Coco Ho enfrenta a wildcard e também havaiana Alessa Quizon, que passou nas quartas por Courtney Conlogue, campeã da última etapa do Tour feminino, em Northern Beaches, Austrália.
Sally Fitzgibbons e a atual campeã mundial Carissa Moore medirão forças na segunda semi da etapa. Elas foram estratégicas para passar suas baterias nas quartas, utilizando a prioridade, e já se enfrentaram 10 vezes no Tour, com cinco vitórias pra cada.
Apesar da derrota, Gilmore assegurou a liderança do ranking com os 5.200 pontos para as quintas colocadas, totalizando 38.400 pontos.
A duas etapas do fim, em Biarritz e Huntington Beach, as únicas que podem esquentar a disputa pelo título mundial são Sally e Carissa. Se for campeã no Rio, Fitzgibbons acumulará 36.900 pontos. Já Moore, que ocupa atualmente a quinta posição, pode chegar a 33.700.
Neste domingo, rolará as semis e a final da etapa feminina e, possivelmente, o round 2 masculino. A chamada está marcada para as 10h, no horário de Brasília, novamente na Barra da Tijuca. Acompanhe ao vivo aqui.
Confira as próximas baterias do Billabong Pro Rio 2012.
Semifinal Feminino
#1 Alessa Quizon (HAW) x Coco HO (HAW)
#2 Sally Fitzgibbons (AUS) x Carissa Moore (HAW)
Round 2 Masculino
#1 Gabriel Medina x Peterson Crisanto
#2 Tomas Hermes x Michel Bourez (PFY)
#3 Willian Cardoso x John John Florence (HAW)
#4 Heitor Alves x Taylor Knox (USA)
#5 Damien Hobgood (USA) x Patrick Gudauskas (USA)
#6 Jadson André x Brett Simpson (USA)
#7 Bede Durbidge (AUS) x Fredrick Pattachia (HAW)
#8 CJ Hobgood (USA) x Yadin Nicol (AUS)
#9 Raoni Monteiro x Travis Logie (ZAF)
#10 Kai Otton (AUS) x Thiago Pires (PRT)
#11 Kieren Perrow (AUS) x Kolohe Andino (USA)
#12 Matt Wilkinson (AUS) x Adam Melling (AUS)