21.7 C
Suva
sexta-feira, 20 setembro, 2024
21.7 C
Suva
sexta-feira, 20 setembro, 2024

Nike Lowers Pro: primeiro dia


As sessões de treino antes do campeonato fizeram bem a Gabriel Medina. O local de Maresias foi o destaque absoluto do primeiro dia em Lower Trestles. Foto: divulgação.

Por Fernando Maluf

O primeiro dia do Nike Lowers Pro foi realizado em condições praticamente perfeitas: séries constantes de 4 a 5 pés fizeram a alegria de competidores e público em Trestles, Califórnia. O grande destaque do dia foi o paulista Gabriel Medina. A diferença de performance apresentada por Medina sobre o resto dos competidores foi tão grande que, usando duas das notas que descartou, o local de Maresias também avançaria em qualquer bateria do campeoanto – a maioria delas, na primeira posição.

Medina liderou o confronto desde o início com notas na casa dos 7 e 8 pontos. Abusando dos aéreos e completando a maioria com perfeição, o paulista não foi ameaçado em nenhum momento. Na segunda metade da bateria, com os adversários já em combinação, Gabriel pegou uma direta da série, emendou uma série de floaters e batidas violentas nas sessões mais críticas e finalizou com um pequeno aéreo no inside. A nota 9,4 garantiu ao brazuca a vitória e o melhor somatório do evento até agora.

O único surfista com uma apresentação no nível de Medina foi Julian Wilson. O aussie acertou o aéreo mais alto do campeonato, uma bateria antes de Gabriel e, assim como o brazuca, chegou a somar duas notas na casa dos nove pontos. Porém, ele só alcançou estes scores após cometer uma interferência que custou sua vaga na competição. Com a segunda melhor nota reduzida pela metade, Julian terminou a bateria no terceiro lugar e foi eliminado.

Favoritos caem

Além de Julian Wilson, dois outros nomes que figuravam em quase todas as listas de favoritos no campeonato foram eliminados logo em sua estreia. Na bateria número 3, Kolohe Andino não conseguiu carregar a esperança que a torcida yankee depositou nele. Mesmo surfando em condições ideais na sua principal pista de treino, Kolohe foi eliminado com scores medianos pelo seu amigo Evan Geiselman, da Flórida, e pelo californiano Timmy Reyes.

O defensor do título Miguel Pupo também sentiu o peso da enorme expectativa criada sobre ele. Após cair em alguns aéreos muito arriscados, Miguel passou a concluir suas ondas com um surf mais convencional – ainda assim, surfando muito – e acabou eliminado pela pequena margem de 0,07 pontos.


Evan Geiselman venceu o duelo da nova geração yankee e eliminou seu amigo Kolohe Andino na primeira fase. Foto: divulgação.

Mais do time verde e amarelo

O dia começou relativamente bem para o torcedor brazuca. No primeira confronto do evento, o campeão brasileiro Tomas Hermes mostrou surf de alto nível para vencer a bateria e deixar pra trás o Top do WT Jeremy Flores, segundo, e o basco Aritz Aranburu, terceiro. Só não foi melhor porque o paulista Caio Ibelli era o quarto integrante da bateria, eliminado na última posição.

Na bateria número 6, caíram na água Hizunomê Bettero e Alex Ribeiro. Os dois paulistas não se acharam durante a bateria e foram eliminados, Hizu em terceiro e Alex em quarto. Avançaram Travis Logie, primeiro, e Kekoa Bacalso, segundo, apenas quatro décimos à frente do ubatubense. Três duelos depois, foi a vez de Jerônimo Vargas representar o Brasil. Dessa vez, dois experientes floridianos roubaram a cena nas ondas californianas. CJ Hobgood, em primeiro, e Cory Lopez, em segundo, dominaram a bateria e deixaram Jê na terceira colocação.

Na bateria seguinte, a torcida tupiniquim voltou a comemorar. Raoni Monteiro deixou sua marca de Top do WT em Trestles e classificou-se na segunda posição. O duelo foi vencido por Gabe Kling. No último confronto do dia, após a apresentação de gala de Medina, foi a vez de Jessé Mendes. Com um surf fluído e radical quando necessário, o guarujaense garantiu a segunda posição e também classificou-se à próxima fase.


Filipe Toledo, decolando durante treino em Trestles, inaugura o segundo dia, amanhã, contra Dane Reynolds. Foto: divulgação. 

Amanhã tem

O dia começa quente amanhã, em Trestles: na primeira bateria do dia, entram na água Filipe Toledo, Dane Reynolds, Mitch Crews e Kai Otton. Também disputam vaga no round 2 Heitor Alves, Jano Belo, Alejo Muniz, Wiggolly Dantas e Willian Cardoso. Devem ser concluídos os duelos restantes do round 1 e iniciado o round 2.

Para ver os resultados do dia, clique aqui. O campeonato rola a partir do meio dia, horário de Brasília. Acompanhe a cobertura ao vivo aqui.

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias