25.1 C
Hale‘iwa
sábado, 20 abril, 2024
25.1 C
Hale‘iwa
sábado, 20 abril, 2024

Um novo som nos filmes

 


Nos anos 1990, integrantes do Pennywise, amigos de Taylor Steele, produziam músicas pensando em como elas ficariam
nas sequências de surf. Foto: Divulgação
 

Por Jerônimo de Barros

Foi na Califórnia que aconteceu um dos mais fortes movimentos de revival do punk rock nascido nos subúrbios ingleses. Inspirados em Sex Pistols, The Clash e em grupos australianos como o TSOL, a cena californiana da década de 1990 era pautada pela velocidade, agressividade e contexto esportivo da época, que tinha o skate e o surf como principais manifestações.

A nova geração do punk – mais ligada à praia do que aos guetos industriais onde o estilo nasceu – foi batizada de hardcore punk e começou a ganhar espaço no final da década de 1980, com bandas como Offspring, Pennywise, Sprung Monkey e Bad Religion. Foram estes grupos que integraram uma nova estética daquela década, preenchendo as sessões de surf do filme Momentum, o primeiro de Taylor Steele, pioneiro em adotar o estilo de som, cortes secos e cenas cruas nos filmes de surf. A relação entre as bandas e Steele vinha das ruas e das escolas, gerando uma cena efervescente no sul da Califórnia. Grupos como Pennywise faziam as músicas pensando em colocá-las nos filmes. E a cada viagem de Taylor para exibir o filme, eles se dispunham a viajar junto para se apresentar nas exibições.

De Momentum em diante os vídeos de surf nunca mais foram os mesmos. No Brasil tivemos as trilogias Lombrô e Cambito, ambas com estética semelhante e muito hardcore “noventista” nos alto falantes, e o próprio Taylor repetiu, em Campaing e Hit & Run, sua inovadora fórmula que formou uma geração.

O tempo passou, chegou o “soul surf” de Jack Johnson e o indie rock, mas o hardcore punk até hoje é um dos favoritos dos surfistas.

O ano de 1992, quando foi lançada a obra-prima de Steele, marcou esse caminho de uma contra-cultura praiana pós-moderna. Para entrar no embalo, confira abaixo algumas faixas que se destacaram em filmes dessa geração.

The Offspring – Session (Momentum 2)

Pivit – Pseudolebrity (Campaing, Lombrô 3 e Hit & Run) 

Bad Religion – Anesthesia (Momentum 1)

Pennywise – Living for Today (Momentum 1)

Little Quail – 1 2 3 4 (Cambito)

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias