Publicidade:

Um novo som nos filmes

 


Nos anos 1990, integrantes do Pennywise, amigos de Taylor Steele, produziam músicas pensando em como elas ficariam
nas sequências de surf. Foto: Divulgação
 

Por Jerônimo de Barros

Foi na Califórnia que aconteceu um dos mais fortes movimentos de revival do punk rock nascido nos subúrbios ingleses. Inspirados em Sex Pistols, The Clash e em grupos australianos como o TSOL, a cena californiana da década de 1990 era pautada pela velocidade, agressividade e contexto esportivo da época, que tinha o skate e o surf como principais manifestações.

A nova geração do punk – mais ligada à praia do que aos guetos industriais onde o estilo nasceu – foi batizada de hardcore punk e começou a ganhar espaço no final da década de 1980, com bandas como Offspring, Pennywise, Sprung Monkey e Bad Religion. Foram estes grupos que integraram uma nova estética daquela década, preenchendo as sessões de surf do filme Momentum, o primeiro de Taylor Steele, pioneiro em adotar o estilo de som, cortes secos e cenas cruas nos filmes de surf. A relação entre as bandas e Steele vinha das ruas e das escolas, gerando uma cena efervescente no sul da Califórnia. Grupos como Pennywise faziam as músicas pensando em colocá-las nos filmes. E a cada viagem de Taylor para exibir o filme, eles se dispunham a viajar junto para se apresentar nas exibições.

De Momentum em diante os vídeos de surf nunca mais foram os mesmos. No Brasil tivemos as trilogias Lombrô e Cambito, ambas com estética semelhante e muito hardcore “noventista” nos alto falantes, e o próprio Taylor repetiu, em Campaing e Hit & Run, sua inovadora fórmula que formou uma geração.

O tempo passou, chegou o “soul surf” de Jack Johnson e o indie rock, mas o hardcore punk até hoje é um dos favoritos dos surfistas.

O ano de 1992, quando foi lançada a obra-prima de Steele, marcou esse caminho de uma contra-cultura praiana pós-moderna. Para entrar no embalo, confira abaixo algumas faixas que se destacaram em filmes dessa geração.

The Offspring – Session (Momentum 2)

Pivit – Pseudolebrity (Campaing, Lombrô 3 e Hit & Run) 

Bad Religion – Anesthesia (Momentum 1)

Pennywise – Living for Today (Momentum 1)

Little Quail – 1 2 3 4 (Cambito)

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias