Por Fernando Maluf
Em uma das melhores finais dos últimos tempos (confira vídeo acima), Mick Fanning derrotou Kelly Slater e sagrou-se campeão do Rip Curl Pro Bells Beach 2012. Com a vitória, o surfista da Gold Coast afasta uma série de maus resultados do ano passado e entra de volta na briga pelo título mundial. O floridiano, por sua vez, assume a liderança do WT.
Final espetacular
Em sua primeira onda, Kelly botou pra dentro e inaugurou os tubos de Bells na edição deste ano. Porém, a onda fechou com o Careca lá dentro. Logo depois, uma tentativa, também frustrada, de um aéreo reverse muito alto. Basicamente, Slater arriscava tudo que não se tinha visto no resto da competição.
Fanning esperou uma onda da série. Quando ela veio, manobrou no crítico e conectou as seções com perfeição até o inside, finalizando com um pequeno aéreo. Nota 9,1 e liderança para Mick. Na segunda onda, mais um ataque preciso garantiu nota 8,6 e Slater em combinação. Contra qualquer outro surfista, o jogo estaria encerrado. Mas, de tanto tentar, Kelly acertou. Acertou um reverse estupidamente alto, na primeira seção de uma onda da série, caiu à frente da espuma e levantou-se para delírio dos espectadores. Nota 10 e bola em jogo novamente.
Logo depois, um ataque mais convencional, mas não menos agressivo, deu a Kelly nota 8,07 e a liderança. Durou muito pouco: na onda de trás, Fanning veio costurando com suas inconfundíveis rasgadas até o inside para tirar 9,70 e tomar de volta a liderança. Kelly continuou tentando um ataque imprevisível às ondas, e chegou a acertar uma das melhores manobras do campeonato, um 360 em uma seção muito crítica. A onda, porém, não ofereceu mais espaço e a nota dada pelos juízes foi insuficiente.
Mais algumas tentativas frustradas depois, o Careca acabou resignando-se com o segundo lugar. Com placar final de 18,80 x 18,07, Mick Fanning, que não vencia desde a etapa da França em setembro 2010, confirmou sua segunda conquista em Bells Beach e voltou, com credenciais de bicampeão mundial, à briga pelo título do WT.
Mineiro na corrida
O paulista Adriano de Souza, último representante brasileiro na prova, foi eliminado em sua primeira bateria pelo australiano Josh Kerr, terminando o evento na nona colocação. Ainda assim, o resultado garante a Adriano a segunda posição na corrida ao título mundial deste ano, 1200 pontos atrás do líder Kelly Slater.
Na próxima parada do WT 2012, Mineiro defende o título do Billabong Pro no Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 20 de maio.
Resultados do Rip Curl Pro Bells Beach 2012
Final – Mick Fanning (AUS) 18,80 x 18,07 Kelly Slater (EUA)
Sf1 – Kelly Slater (EUA) 15,10 x 7,83 Jeremy Flores (FRA)
Sf2 – Mick Fanning (AUS) 15,83 x 14,43 Joel Parkinson (AUS)
Qf1 – Jeremy Flores (FRA) 14,06 x 13,66 Owen Wright (AUS)
Qf2 – Kelly Slater (EUA) 17,97 x 16,10 Josh Kerr (AUS)
Qf3 – Mick Fanning (AUS) 18,00 x 10,27 Kai Otton (AUS)
Qf4 – Joel Parkinson (AUS) 15,44 x 14,63 Jordy Smith (SAF)