25.7 C
Suva
quinta-feira, 17 outubro, 2024
25.7 C
Suva
quinta-feira, 17 outubro, 2024

Segundo dia em Bells Beach

Por Fernando Maluf

No segundo dia do Rip Curl Pro Bells Beach, foram realizadas as três baterias remanescentes do round 1 e o round 2 inteiro. Dos seis brazucas que caíram na água, classifcaram-se à próxima rodada Raoni Monteiro, Gabriel Medina e Jadson André, todos no segundo round. Heitor Alves, Alejo Muniz e Miguel Pupo estão fora da disputa.

O primeiro do time verde e amarelo a cair na água no round 1 foi Alejo. O surfista de Bombinhas ficou em segundo na bateria vencida por John Florence. O havaiano mais uma vez impressionou, conseguindo duas notas altas com um surf variado e radical nas ondas de até 4 pés em Bells.

No duelo seguinte, os três goofies dentro d’água pareceram não se entender com as ondas. Matt Wilkinson terminou em primeiro com 10 pontos somados, despachando os dois brazucas, Miguel Pupo e Heitor Alves, para a repescagem.

Pontos em jogo e emoção no outside

Já valendo a eliminação do campeonato, o round 2 teve disputas de alto nível, com direito a nervos à mostra. Taj Burrow foi dos poucos a passar com tranquilidade, ao derrotar por combinação o jovem wildcard Dave Cathels.

Na sequência, Kai Otton e Julian Wilson protagonizaram um dos melhores duelos do dia. Otton precisava de duas ondas a até três minutos do fim, quando conseguiu uma nota 7 e voltou à briga. Com a prioridade, Julian errou ao remar numa série mediana e deixou a melhor onda do dia, já na regressiva, livre para Kai Otton. Com uma aula de como atacar de backside uma onda de porte, o grandalhão goofy footer arrancou nota 9,57 dos juízes e garantiu sobrevivência na competição.

Na terceira bateria, Gabriel Medina enfrentou o veterano Taylor Knox. Com duas ondas no começo da bateira, incluindo um reverse completado com perfeição, o surfista de Maresias já garantiu o resultado – Knox em momento algum ofereceu perigo ao brasileiro. 

O segundo brazuca a avançar foi Jadson, em duelo nordestino com Heitor Alves. Mostrando um surf mais radical e, aparentemente, melhor adaptado às ondas de Bells, Jadson fez uma das melhores apresentações do dia para eliminar o colega ceaerense.

Pupo mais uma vez sofreu com as volumosas direitas de Victoria. O local de Camburi chegou a acertar um reverse nos instantes finais, mas não foi o bastante. Alejo Muniz, outro brazuca eliminado, deu azar em sua segunda apresentação no dia. Após fazer o café com leite na parte crítica de uma direita da série, seu rival, Yadin Nicol, acerta um reserve muito alto no inside e tira dos juízes um 9,87 – melhor nota do dia. Alejo ainda caiu em algumas tentativas antes de ver o aussie acertar o pé em mais uma boa onda pra deixá-lo em combinação e vencer o duelo.

Raoni Monteiro caiu na água no último duelo do dia contra o aussie Adam Melling. Em condições já um pouco piores, Raoni soube achar a a melhor onda da bateria e surfou como manda a cartilha: pressão, funcionalidade e variedade de manobras para receber um 8,77 e assegurar a vaga no próximo round.

Resultados – Rip Curl Pro Bells Beach 2012 – round 2

1. Taj Burrow (AUS) 17,53 x 11,17 Dave Cathels (AUS)
2. Kai Otton (AUS) 16,90 x 13,10 Julian Wilson (AUS)
3. Gabriel Medina (BRA) 12,66 x 9,03 Taylor Knox (EUA)
4. Josh Kerr (AUS) 16,10 x 15,30 Patrick Gudauskas (EUA)
5. Frederick Patacchia 11,59 x 11,34 Michel Bourez (TAH)
6. Yadin Nicol (AUS) 17,70 x 12 16 Alejo Muniz (BRA)
7. Jadson André (BRA) 16,93 x 13,96 Heitor Alves (BRA)
8. CJ Hobgood (EUA) 13,60 x 13,00 Miguel Pupo (BRA)
9. Tiago Pires (POR) 14,93 x 13,30 Adrian Buchan (AUS)
10. Brett Simpson (EUA) 13,77 x 11,67 Kieren Perrow (AUS)
11. Bede Durbidge (AUS) 16,33 x 13,67 Kolohe Andino (EUA)
12. Raoni Monteiro (BRA) 14,77 x 12,83 Adam Melling (AUS)
 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias