23.4 C
Suva
sábado, 7 setembro, 2024
23.4 C
Suva
sábado, 7 setembro, 2024

Adeus, Michael Peterson


A cinco dias de sua edição anual, Bell’s Beach perde um dos melhores surfistas de sua história. RIP Michael Peterson. Foto: frame/Morning of the Earth.

Por Fernando Maluf

Michael Peterson, tricampeão consecutivamente em Bell’s Beach (73/74/75) e um dos mais influentes surfistas da história do esporte, foi encontrado morto ontem em sua casa no estado de New South Wales, Australia. Aos 59 anos, MP, como era conhecido, foi vítima de um ataque cardíaco fulminante.

Peterson ganhou notoriedade nos início dos anos 70 com um surf extremamente agressivo, muito à frente dos padrões de seu tempo. "Era definitivamente o melhor surfista do mundo", afirmou à época Wayne "Rabbit" Bartholomew, campeão mundial de 1978, amigo e rival de MP. O legendário surfista também era conhecido pelo temperamento forte. Avesso a entrevistas e premiações, Peterson dedicava a maior parte de seu tempo fora da água à total reclusão, chegando ao ponto de esconder-se no estacionamento de Bell’s Beach, após vencer a edição de 1975, para não subir ao palanque do campeonato.

A última participação de MP num campeonato foi em 1977, no Stubbies Pro em Burleigh Heads. Com ondas perfeitas de 5 pés, o evento foi vencido de maneira brilhante por Peterson. Depois disso, viu-se o surfista em aparicões cada vez mais raras surfando em Kirra e Burleigh. Em 1983, já definitivamente longe das ondas há um ano, o surfista foi diagnosticado esquizofrênico e internado para tratamento. Peterson mudou-se logo depois para a casa da mãe, onde viveu até os dias de hoje.

Confira abaixo dois vídeos com depoimentos sobre MP e imagens de um dos melhores e mais agressivos surfistas da história em ação.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias