Por Redação HC
Os australianos Matt Banting e Sally Fitzgibbons conquistaram o Australian Open of Surfing, etapa 6-Star da ASP. O aussie de 17 anos e wildcard desbancou na final o norte americano Evan Geiselman, ao aterrissar de dois aéreos reverse que renderam 8.10 e 8.93. O dono do maior somatório da competição (19.33, no Round 5) recebeu o caneco pela segunda vez em Manly Beach, Sydney – ontem ele sagrou-se campeão do Pro Junior.
No feminino, Sally manteve o bom desempenho e liderou desde o começo a bateria decisiva contra a peruana Sofia Mulanovich, espremendo as ondas que atingiam meio metro para garantir 14.67. Além do título, a atual vice-campeã mundial emplacou no Round 3 a maior nota (9.10) e somatório (17.83) do campeonato.
Já os brasileiros passaram por momentos parecidos durante as quartas. No final das baterias, Alex Ribeiro, Tomas Hermes e Jessé Mendes reagiram com boas notas que os colocaram na briga pela liderança, mas, mesmo com a prioridade, não encontraram outra onda com potencial para avançar às semis.
Veja abaixo os rankings e as melhores imagens do dia.
Top 5 Masculino
1 – Matt Banting (AUS)
2 – Evan Geiselman (USA)
3 – Billy Stairmand (NZL)
3 – Granger Larsen (HAW)
5 – Adrian Buchan (AUS)
5 – Alex Ribeiro (BRA)
5 – Jessé Mendes (BRA)
5 – Tomas Hermes (BRA)
Top 3 Feminino
1 – Sally Fitzgibbons (AUS)
2 – Sofia Mulanovich (PER)
3 – Laura Enever (AUS)
3 – Malia Manuel (HAW)
Durante a final, Banting escolheu as direitas de Manly como sua pista de decolagem. Foto: ASP/Rod Owen
Sally está embalada para a primeira etapa do World Tour 2012, na Gold Coast. Foto: ASP/Robertson
Geiselman abusou dos aéreos de frontside para chegar à final do Australian Open. Foto: ASP/Robertson
A dois minutos do fim, Tomas Hermes diminuiu a diferença de Banting com 8.03, mas não encontrou outra onda boa. Foto: ASP/Robertson