23.2 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 26 abril, 2024
23.2 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 26 abril, 2024

CAIO IBELLI É CAMPEÃO


Após quatro anos, o título do Pro Junior volta a ser brasileiro. Foto: Kirstin/ASP

Por Kevin Assunção

O Brazilian Storm começou 2012 a todo vapor. Caio Ibelli conquistou o World Junior neste sábado, ao vencer o australiano Garrett Parkes na primeira bateria de desempate (surf-off) da história da ASP, realizada com um metro de onda em Burleigh Heads, Gold Coast, Austrália.

Ibelli foi eliminado logo no Round 3 pelo wildcard e campeão da etapa, Wade Carmichael, e ficou na torcida pela queda dos concorrentes ao título. Ele uniu-se aos brasileiros campeões Pro Junior Pedro Henrique, Adriano de Souza e Pablo Paulino (duas vezes). De tão surpreso que estava, quase desceu do pódio sem pegar o troféu.

“Quero agradecer, primeiramente, a Deus, a Oakley, a minha namorada e a todos que estavam comigo. Estou muito feliz em trazer o título de volta ao Brasil. Estou tão surpreso, tão feliz, que não consigo mais dizer nada”, disse ao receber o prêmio.

Garrett empata no Ranking


O aéreo não foi suficiente para Garrett avançar às semis. Foto: Kirstin/ASP
 

Garrett Parkes e Filipe Toledo eram os únicos que chegaram às quartas com chance do título, e mediram forças na mesma bateria. Parkes garantiria o Mundial Junior caso avançasse às semis, mas Filipinho, que precisava ganhar a etapa para ser campeão do Tour, o impediu.

O australiano vencia com 6.27 e 8.17, mas Filipe virou o jogo nos seis minutos finais. A reação começou com um aéreo reverse em que voltou na base da onda, já no flat. Faltando um minuto, mandou a mesma manobra, só que bem mais alto, e fechou a onda com duas batidas, uma rasgada e um cutback, para tomar a ponta com um 9.27.

Os 5200 pontos pela quinta colocação fizeram com que o australiano empatasse na liderança do ranking geral, com 17 mil pontos.
 

Filipinho cai na semi


Filipinho rasgando a direita de Burleigh Heads. Foto: Kirstin/ASP

Na semi, Filipinho deu um show de surf, mas perdeu para Nathan Carvalho (HAW). O ubatubense abriu a bateria com três rasgadas e um cutback, que lhe renderam um 7.33. Mas, na sequência, Carvalho pegou uma direita em que desferiu de duas rasgadas jogando muita água – na última, chutou as quilhas para fora da onda e se manteve em pé após difícil aterrissagem.

O havaiano não conseguia outra nota boa, então Felipe entrou em cena, escolhendo as melhores ondas. A 10 minutos de soar a buzina, virou a bateria com um 6.67, que descartou em seguida, com um alto aéreo reverse voltando no lip, três cutbacks e outro aéreo reverse no inside, para receber 7.93.

Mas, faltando 30 segundos para o término, Nathan aproveitou a prioridade para mandar duas boas batidas e uma rasgada, retomando a liderança. Com a derrota, Filipinho não conseguiu os 250 pontos que precisava para competir as etapas Prime em 2012.
 

Wildcard fatura a etapa


Carmichael conquistou a vitória mais expressiva da carreira. Foto: Kirstin/ASP

O mar parou de funcionar durante os 30 minutos da decisão entre Wade Charmichael (AUS) e Nathan Carvalho. Apenas seis ondas foram surfadas nesta bateria, apenas duas pelo wildcard Wade.

Nathan liderou até o último segundo da bateria, com duas notas 5.50 recebidas por boas sequências de rasgadas e cutbacks. Wade só tinha surfado uma onda (6.50) e teve que arriscar uma intermediária. Ficou em pé um segundo antes da bateria terminar e conseguiu voltar de um alto aéreo reverse. Resultado: 4.67 e a primeira vitória em etapas da ASP.
 

Ibelli reina no Surf-Off


O guarujaense decola para tirar a maior nota da bateria. Foto: Kirstin/ASP

As ondas reapareceram para a primeira bateria de desempate da história da ASP. Garrett Parkes recebeu 6.33 e 6.83 nas duas primeiras ondas, com rasgadas verticais e bons cutbacks. Enquanto isso, Ibelli buscava algo mais, e confirmou sua estratégia na terceira direita surfada (8.67). Começou com uma rasgada, um cutback, até encontrar a rampa para o melhor aéreo reverse da final e continuar espremendo a onda até o inside.

O guarujaense garantiu o título do Pro Junior na sequência, com muita precisão na rasgada e no reverse, garantindo a nota 6.07 de back-up. Parkes botou fogo na disputa com 40 segundos para encerrar o Surf-Off. Voou alto, mas não foi o suficiente para tirar a coroa de Caio Ibelli, o quarto brasileiro a conquistar o World Junior.

Mais motivos para comemorar


Alessa jogou muita água nas rasgadas durante a final. Foto: Kirstin/ASP
 

A felicidade de Ibelli aumentou quando sua namorada Alessa Quizon (HAW) conquistou a etapa, em outra final com poucas ondas. Alessa abusou de boas rasgadas de backside para superar a australiana Philippa Anderson, com 7.50 e 4.83.

Com a vitória, Alessa ficou em quinto no ranking final. A campeã do World Junior foi a também havaiana Leila Hurst, terceira colocada em Burleigh Heads e a melhor na etapa do Rio de Janeiro.

Confira os melhores momentos e os resultados finais do Pro Junior.

Top 6 Masculino

1 – Caio Ibelli (BRA) 17.000
2 – Garrett Parkes (AUS) 17.000
3 – Davey Cathels (AUS) 15.250
4 – Jack Freestone (AUS) 14.750
5 – Filipe Toledo (BRA) 12.750
6 – Ian Gouveia (BRA) 12.000

Top 5 Feminino

1 – Leila Hurst (HAW) 20.250
2 – Joanne Defay (FRA) 19.750
2 – Philippa Anderson (AUS) 19.750
4 – Dimity Stoyle (AUS) 17.000
5 – Alessa Quizon (HAW) 16.500
 

Baterias Masculino

World Junior Surf-Off
Caio Ibelli (BRA) 14.74 x 14.00 Garrett Parkes (AUS)

Final
Wade Carmichael (AUS) 11.17 x 10.63 Nathan Carvalho (HAW)

Semifinal
Wade Carmichael (AUS) 11.84 x 8.66 Medi Veminardi (REU)
Nathan Carvalho (HAW) 16.50 x 15.26 Filipe Toledo (BRA)

Quartas-de-final

Medi Veminardi (REU) 12.00 x 11.50 Jack Freestone (AUS)
Wade Carmichael (AUS) 14.27 x 7.00 Ian Gouveia (BRA)
Filipe Toledo (BRA) 15.74 x 14.4 Garrett Parkes (AUS)
Nathan Carvalho (HAW) 12.13 x 9.60 Dean Bowen (AUS)
 

Baterias Feminino

Final
Alessa Quizon (HAW) 13.67 x 8.67 Philippa Anderson (AUS)

Semifinal
Philippa Anderson (AUS) 15.10 x 9.34 Nage Melamed (HAW)
Alessa Quizon (HAW) 13.80 x 6.94 Leila Hurst (HAW)
 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias