25 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 22 março, 2024
25 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 22 março, 2024

Entenda o novo sistema


Jessé Mendes é um dos principais nomes brazucas na busca por vaga entre os Top 34. Foto Rafael Calsinski.

Por Fernando Maluf

Os circuitos que definem a elite do surf mundial continuam sofrendo mudanças em 2012. Depois de acabar com a rotação no meio do ano, a ASP acaba de anunciar outra mudança para a temporada deste ano. Os surfistas do ranking mundial unificado, que dá acesso aos Top 34, terão suas pontuações zeradas.

Durante a temporada de 2011, os surfistas contavam no ranking seus melhores resultados dos últimos doze meses – mesmo aqueles conseguidos em 2010. Com o fim do corte no meio da temporada, de qualquer maneira os competidores só contarão os pontos conseguidos em 2012. Então, para simplificar as coisas, o ranking, a partir de hoje, será zerado anualmente.

A mudança mais significativa foi no sistema de classificação. No ano passado, os Top 34 eram selecionados somente de acordo com sua posição no ranking mundial unificado. A partir de 2012, os 22 primeiros colocados do WT permancem na elite na temporada seguinte, independentemente de sua posição no World Ranking. Completam a elite mundial os 10 melhores do ranking unificado (que não se qualificaram pelo WT) e mais dois wildcards determinados pela ASP.

Os surfistas da elite também só poderão contar três resultados do WT entre os oito do ranking unificado. Além disso, a pontuação das etapas Prime foi incrementada – quem terminar em 5º, 9º e 17º vai receber mais pontos, valorizando a participação dos atletas nessas etapas.

Para mais informações, acesse ASPWorldTour.com.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias