23.4 C
Suva
sábado, 7 setembro, 2024
23.4 C
Suva
sábado, 7 setembro, 2024

Mudanças à vista


As direitas de Steamer Lane, em Santa Cruz, farão parte do WT 2012. Foto Cory Hansen.

Erros de cálculo, calendário questionado, pedido de demissão do CEO – o ano de 2011 não foi dos melhores para a ASP. Depois dos problemas encontrados na última temporada, a entidade maior do surf anuncia uma série de mudanças para 2012, incluindo etapas e novidades no sistema de classificação.

A etapa de Nova York, que apesar das críticas recebidas deu aos Top 34 algumas das melhores ondas do ano, está fora do WT 2012. O anúncio foi feito pela Quiksilver, patrocinadora do evento, e pela ASP sem maiores explicações. Outro evento que está fora do calendário deste ano é o Rip Curl Search. Disputado desde 2005 em formato itinerante por diversos picos ao redor do mundo, o evento foi cancelado em 2012 por dificuldades de logística e organização. Mas segundo a Rip Curl, a comunidade do surf pode esperar a volta do campeonato em 2013 em algum lugar inesperado com altas ondas.

Compensando as ausências, o Tour verá este ano a volta das esquerdas tubulares de Tavarua. O Volcom Fiji Pro foi anunciado ainda no meio do ano e bastante comemorado pelos Top 34. Completando as 11 etapas, o O’Neill Coldwater Classic de Santa Cruz, Califórnia, deixou seu status de Prime e agora integra o calendário da elite do surf mundial. A etapa será a décima do ano, última parada dos melhores do mundo antes de embarcarem pro Hawaii.

Fim do corte no meio do ano

Encerrando as especulações que duraram todo o segundo semestre de 2011, a ASP anunciou que em 2012 os Top 34 não sofrerão mais a rotação no meio do ano. Segundo a direção da entidade, todos estavam satisfeitos com os resultados obtidos pela rotação em 2011, mas observou-se que a longo prazo a medida não teria o efeito esperado. O mesmo foi dito pelo representante dos surfistas da elite mundial, Kieren Perrow. "O processo para ingressar na elite mundial estava ficando desorganizado, e nós não queremos isso. Assim, acreditamos que a decisão tomada foi a melhor possível para o esporte", falou Perrow. No final das contas, Bobby Martinez estava certo…

Antidopping?

Outra novidade para este ano: a adoção do exame antidopping em todas as etapas do WT. A mais polêmica das medidas adotadas para 2012 ainda não foi oficialmente anunciada pela ASP, mas já é dada como certa por diversos veículos de imprensa, especialmente na Austrália. Especula-se que os exames devem acontecer já a partir da primeira etapa, o Quiksilver Pro, na Gold Coast, Austrália, entre os dias 25 de fevereiro a 7 de março.
 

Com Rafael Thomé. Fonte: ASP

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias