22.1 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 25 abril, 2024
22.1 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 25 abril, 2024

11x Kelly Slater


Kelly Slater, manobrando para seu décimo primeiro título mundial em Ocean Beach, São Francisco, CA. Foto ASP
.

Kelly Slater, um dos maiores fenômenos da história de qualquer esporte, acaba de conquistar, aos 39 anos, seu décimo primeiro título mundial no Rip Curl Pro Search, penúltima etapa do World Tour, em São Francisco, Califórnia. Slater venceu três etapas em 2011 – Gold Coast, na Austrália, Teahupoo, no Tahiti, e Trestles, também na Califórnia. Owen Wright, o segundo no ranking, não pode mais alcançá-lo e o caneco número 11 está garantido. Confira abaixo um especial com a trajetória do unodecacampeão.

Linha do tempo – Kelly Slater

1992
Após competir em seu primeiro ano completo no Tour – no anterior, perdera metade dos eventos por ainda estar no colégio – Slater tornou-se o mais jovem campeão mundial da história. No Rio de Janeiro, décima de onze etapas do circuito, o título já estava garantido por antecipação. O jovem surfista venceu dois eventos naquele ano, Hossegor e Pipeline.

1994
Este ano marcou o começo do reinado de Kelly no surf mundial. Ele liderou o ranking durante toda a temporada, vencendo três das dez etapas – Bells, Lacanau e Pipeline. Também foi em 94 que o americano deixou de participar do programa S.O.S Malibu, voltando todo seu foco para as competições.

1995
No ano do seu tricampeonato mundial, Kelly não chegou ao último evento, Pipe, como favorito. Dependia do tropeço de Sunny Garcia e Rob Machado para ter chance de levar o caneco. Sunny perdeu logo de cara para Occy e Rob caiu diante de Slater na famosa semifinal do high five. Além de sagrar-se campeão mundial, o americano bateu Occy na final, levando seu terceiro Pipe Masters, aos 24 anos de idade.


Rob Machado, Kelly Slater e o high five do tricampeonato em Pipeline, 1995. Foto ASP.

1996
Foi aqui que a supremacia Slater ficou definitivamente evidente. Kelly venceu sete dos 14 eventos daquele ano – Sydney, Ilhas Reunião, J-Bay, Huntington, Biarritz, Hossegor e Pipeline. Shane Beschen ainda esboçou fazer frente a Kelly, mas nem chegou a ameaçar seu título.

1997
Kelly começou 97 muito bem, vencendo quatro das cinco primeiras etapas. No segundo semestre, seu desempenho caiu – não obteve bons resultados e decepcionou no Pipe Masters, após vencê-lo três vezes consecutivas, perdendo para o havaiano Johnny Boy Gomes duas vezes no mesmo dia. Mesmo assim, no final das contas, faturou o título.

1998
A primeira etapa, na Gold Coast, foi vencida por Slater. Após esse evento, o americano passou o resto do ano correndo atrás dos australianos Danny Wills e Mick Campbell. Os dois perderam com péssimas performances no segundo round do Pipe Masters, deixando o caminho livre para Kelly. Para levar seu sexto título mundial, o americano precisava de um terceiro lugar no campeonato – justamente o que conseguiu. Vale lembrar que, nesse ano, o surfista, então com 26 anos, já apresentava sinais de calvície.

2005
Depois de seis anos sem ganhar um título – e já totalmente careca – Kelly finalmente se reencontrou. A rivalidade entre ele e o havaiano Andy Irons ainda estava à tona, mas, quando Andy perdeu para Nathan Hedge perante uma Praia da Vila lotada na penúltima etapa do ano, o heptacampeonato ficou garantido para Slater. “Este título significa mais para mim do que qualquer outro,” revelou mais tarde.

2006
O oitavo título de Kelly marcou uma mudança na postura do campeão. Por não sentir mais a obrigação de vencer após retornar da “aposentadoria”, surfou mais tranquilo – mesmo assim, trucidou seus adversários. Levou as duas primeiras etapas do ano, na Gold Coast e em Bells, e garantiu seu título por antecipação em Mundaka, nona das 11 etapas. “Este foi sem dúvida meu ano mais consistente. Estava bem mais relaxado,” comentou.


Kelly a caminho da vitória em Bell’s Beach, 2006. Foto ASP.


2008

O Careca chocou o mundo ao ganhar seu nono título mundial aos 36 anos de idade. Levou cinco das sete primeiras etapas e garantiu o caneco, mais uma vez, em Mundaka, tornando-se o campeão mais velho do Tour. Apesar da idade, surfou melhor do que nunca – e melhor do que todos.

2010
Kelly saiu da Austrália, no começo do ano, já com uma vitória e o terceiro lugar no ranking. Taj Burrow e Jordy Smith, ao longo do ano, se revezaram no posto de principal candidato a tirar o doce do Careca. Os esforços não deram certo: Slater derrotou ambos algumas vezes durante o ano e foi para o Hawaii já campeão. O título veio na penúltima etapa, em Porto Rico, coincidindo com a triste partida de seu único e maior rival, Andy Irons.  

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias