25 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 25 abril, 2024
25 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 25 abril, 2024

Brasil Surf Búzios

Por Fernando Maluf

A cidade de Búzios, no Rio de Janeiro, está recebendo a segunda etapa Brasil Surf Pro, circuito que define o campeão brasileiro da temporada. O evento masculino correu durante a semana, até a fase de oitavas de final, em pequenas ondas na praia de Geribá. Como o swell diminuiu ainda mais hoje, a organização optou por adiantar as baterias das meninas, que já tem suas duas finalistas definidas.

Ecologia High-performance
Em campanha de conscientização ecológica da Petrobras, uma das patrocinadoras do evento, cada onda surfada com nota acima dos 8 pontos equivale ao plantio de cinco mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Após scores baixos nos dois primeiros dias de competição, os 16 top seeds do circuito caíram na água e garantiram um fôlego a mais para nossas florestas. Hizunomê Bettero, Tânio Barreto, Ricardo Ferreira, Tomas Hermes e Gustavo Fernandes destruíram as valas para alcançar os high-scores da rodada, com detaque para Ferreira – o local da Praia Grande somou as notas 8,10 e 9,17 para fazer a maior média do evento e garantir mais 10 árvores às nossas matas. A Natureza e o público agradecem.

Dia das meninas
Com tempo ensolarado e sem vento, as oito melhores surfistas desta segunda etapa caíram na água na terceira chamada do evento, às 10 horas da manhã, para disputar as baterias de quartas de final. Atual campeã do circuito, a paulista Suelen Naraísa foi o destaque da manhã, fazendo um somatório de 15,56 pontos para deixar Bruna Queiroz em combinação. Nas semis, Gabriela Leite e Diana Cristina fizeram um duelo de alto nível, com Diana levando a melhor pelo placar de 15,67  contra 14,23 da catarinense. Na outra bateria, Suelen vinha bem até que, a 30 segundos do fim da bateria, sua adversária, a catarinense Juliana Quint, surfou uma onda salvadora e com a nota 5 carimbou seu passaporte para a final. A bateria que decide a campeã da etapa deve ser disputada no domingo.

O mar deve dar uma leve reagida nos próximos dias, para alegria da organização e competidores. A próxima chamada para as baterias do masculino é amanhã, às 10h da manhã.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias