por Alexandra Iarussi
fotos Henrique Pinguim
Depois da estreia em Florianópolis, que lotou a The Search House, na Barra da Lagoa, “Um Filme de Surfe”, novo curta de Bruno Zanin e Leandro Dora, estreiou em São Paulo.
A exibição aconteceu na sexta-feira (11/11), na Surf & Sound, loja conceito localizada na Vila Madalena. Tanto o freesurfer Yuri Gonçalves quanto o diretor Bruno Zanin marcaram presença no evento.
Agora a produção estreia online – e você pode acompanhar a exibição em www.hardcore.com.br, nesta quinta-feira (24), a partir das 10h.
ENTREVISTA BRUNO ZANIN
A HC conversou com Bruno Zanin sobre o filme. Com humor, a produção apresenta Yago Dora, Lucas Silveira e Yuri Gonçalves, estrelas principais da produção realizada em um Secret na Indonésia. E vale lembrar, revelada em reportagem exclusiva publicada na revista HARDCORE com fotos de Henrique Pinguim.
O filmmaker falou sobre o processo criativo do filme e o envolvimento com cada um dos participantes, as roubadas na Indonésia em ‘família’, que teve terremoto, barco naufragado, perda de comida e muito mais. Confira:
DEPOIMENTOS DE BRUNO ZANIN
Então, na verdade a gente foi pra ilha pensando em fazer uma parada toda conceitual. Mais mística mesmo, pelo fato de a gente estar indo para uma ilha deserta, sem ninguém.
E acabou que aconteceu tudo ao contrário do que a gente imaginou. Começando pelo barco, que bateu em outro chegando na praia e afundou. Perdemos muita comida.
Quando chegamos na praia, o mar já tinha varrido onde supostamente a gente ia acampar. Precisamos abrir mato, e consequentemente, surgiu muito inseto, muito escorpião, e montamos nossa barraca ali. De noite, tempestade bizarra. Acordamos com terremoto, tudo varrido…. Foi bizarro. Ficamos lá sete dias, e durante cinco sobrevivemos. Às vezes a gente tinha de ficar dentro da barraca para ela não voar…
A gente se olhava – e ao invés de ficar triste, na Nóia, a gente ria daquela situação em que a gente se pôs pelo surf.
E a conexão… todo mundo é muito amigo, a gente é como uma família. Já fui pra surf trips em que fiquei em hotel, puro luxo, café da manhã, luxo total, e não me diverti tanto, não dei tanta risada quanto dei nessa ilha. Pelo fato de estar longe de todo tipo de conexão, de tudo, a gente conversou mais, sentiu mais a presença um do outro.
Ficamos meio loucos na ilha, não tinha o que fazer; voltamos a ser criança – daí nasceu a pegada humorística do filme.
Trocando ideia, percebemos que não era preciso criar roteiro, bastava colocar no filme o que a gente viveu. A gente já teve o melhor roteiro de todos, que foi a vida nos botando em situações muito loucas. Se a gente tentar mostrar um pouco do que aconteceu aqui, é um grande passo.
Foi isso que tentei fazer. O texto tem pegada mais sarcástica e humorística: fizemos eu, Daniel Azulay e Grilão – e foi muito fácil, porque sou um cara que ama rir e contar piada e nunca tinha botado isso nos meus vídeos. Sempre tive um pouco de vergonha. Dessa vez, botei fora tudo que eu tinha guardado e foi irado ver a aceitação da galera em Floripa.
O Grilo (foto) teve participação essencial. Ele é o guru de todo mundo, o guru da turma e das energias da turma. Ele quem produziu tudo, a viagem, levou todo mundo para lá, me levou para lá e também tem dedo dele nesse roteiro. O paizão, o produtor e um cara criativo, que quando falou, falou coisas essenciais para o filme.

O Yago é sempre muito autêntico. Aquele cara que a qualquer momento pode fazer uma manobra que vale a viagem. Criativo demais, performance bizarra nos aéreos.
O Yuri (foto acima) e o Lucas (abaixo) têm muito power, um surf muito diferenciado. Muita pressão. Pra quem filma, isso é irado. Ter isso em vídeo, principalmente nos takes fechados, é insano porque dá pra ver a força que eles botam nas manobras.
É muito bom viajar com eles. A convivência é muito fácil. A produção também. Todo mundo é muito amigo, todos se dão muito bem. São todos da família Aprimore, do papai Grilão. O Yago e o Lucas já viajam juntos desde muito cedo. O Yuri chegou depois, mas já parece que está há anos viajando junto.
Todo mundo rende muito e é muito amigo e daí tudo fica mais fácil. A gente quase esquece que está trabalhando e acho que isso é o mais importante que tem.
Trailer:
“UM FILME DE SURFE”, de Bruno Zanin e Leandro Dora, tem apresentação de Volcom e Rvca, apoio de mídia da HARDCORE, e apoios culturais The Search House, Broou e Surf&Sound.