Califórnia, País Basco, País de Gales: a já extensa lista de ondas artificiais espalhadas pelo globo não para de crescer. Ao que tudo indica, o próximo presente da tecnologia aos surfistas deve vir da Austrália, mais precisamente da cidade de Yeppoon, no norte do estado de Queensland.
Assim como cada uma das piscinas mencionadas antes, o Surf Lakes tem características bem particulares – e ambiciosas. O site do projeto afirma que o lago, que terá 200 metros de largura e 150 de comprimento, será capaz de produzir até 2400 ondas por hora, quebrando em oito picos diferentes. Quatro esquerdas, quatro direitas. De até oito pés de altura. Perfeitas e tubulares.
Se a ideia parece muito mirabolante para você – a imagem de capa é a oficial de divulgação do projeto -, saiba que a empreitada já tem a chancela de alguns grandes nomes do surf, como Mark Occhilupo, mais novo garoto propaganda do Surf Lakes.
A previsão é que o lago com as ondas mais perfeitas do mundo seja inaugurado já em abril deste ano. Está ansioso?
Se vai dar certo ou não, ainda não sabemos. Mas a pergunta se faz cada vez mais forte: o futuro do esporte pertence às ondas artificiais?
Veja também: Yago Dora, Sonic Youth e destruição com estilo