No vídeo acima, filmado pelo surfista, filmmaker e treinador local, Reis Souza, a prefeitura de São Sebastião fecha a entrada principal da praia de Camburi. 

Por volta de 15h desta quarta-feira (20), a prefeitura de São Sebastião fechou as cinco entradas de acesso à praia de Camburi, São Sebastião, litoral norte paulista.

+ EM JUQUEHY, MORADORES BLOQUEIAM ESTRADA DE ACESSO DE TURISTAS

A medida da prefeitura foi tomada a fim de barrar a presença de turistas na região desde que o governo de SP decretou feriado prolongado na cidade a partir desta quarta-feira (20) até próximo domingo (24).

“Eles estão fechando todas entradas de praia desde Maresias; tirando areia da praia para fazer barricadas. Veio também um caminhão instalar placas de alumínio e madeira,” conta Reis Souza à HC.

COTIDIANO PREJUDICADO

Reis, que mora em Camburi, é surfista, filmmaker, e também treina um grupo de atletas profissionais da região.

“Acho que é uma medida ruim para aqueles que moram aqui. Por exemplo, tem o sr. Dodô, um pescador caiçara, que todos os dias vai à praia pescar. Pessoas como essa são as mais prejudicadas,” diz Souza.

Segundo ele conta, sua rotina também foi afetada. Ele, que geralmente vai à praia todos os dias filmar seus alunos e fotografar os surfistas, ficou 45 dias sem ir à praia e paralisou as sessões de surf treino que faz semanalmente com nove alunos, jovens atletas que têm o sonho de surfar profissionalmente.

“Parei de postar as fotos que costumo vender em um site de fotografias online. Faz poucos dias que voltei a frequentar à praia, só que agora, com essa situação, as atividades estão suspensas. Os surf treinos paralisados; não estamos treinando baterias, nem fazendo análise das ondas como geralmente costumamos fazer.”