26.7 C
Suva
quinta-feira, 2 janeiro, 2025
26.7 C
Suva
quinta-feira, 2 janeiro, 2025

Boas ondas e surf de gente grande marcam o sábado no Rip Curl Grom Search

O primeiro dia do Rip Curl Grom Search 2018 teve um pouco de tudo: favoritos caindo, viradas emocionantes, herois locais levantando a torcida e surf de altíssima performance na Prainha, em São Francisco do Sul, norte do litoral catarinense.

As melhores atuações do dia, entre os garotos, ficaram por conta do guarujaense Eduardo Motta, o Dudu, e do carioca Cauã Costa, na categoria mirim (até 16 anos), e do local Heitor Mueller, na categoria iniciante (até 14 anos). Entre as meninas, Sophia Medina e Maju Freitas confirmaram o favoritismo com vitórias em suas respectivas baterias, mas as melhores notas vieram só na última bateria do dia, com Julia Duarte e Lanai Henrique.

Entre toda a plateia que encheu a Prainha neste sábado, duas presenças ilustres poderiam passar por meros espectadores para olhos desatentos. Charles Medina e Luiz “Pinga” Campos observavam as baterias do round 1 e conversavam, provavelmente sobre quem ali vai se tornar um campeão mundial e quando – habilidades de clarividência que pessoas normais não têm.

Alguns surfistas fizeram sua parte para facilitar nossa vida e deixar boa impressão. Dudu Motta começou o sábado achando o único tubo do campeonato até agora, num momento em que o mar tinha uma leitura bastante complicada. As ondas tinham tamanho, mas faltava consistência – vários atletas caíram procurando a onda certa, sem sucesso, durante toda a bateria. No round 2, já no começo da tarde, o mar alisou e as direitas começaram a abrir bastante. Foi quando Dudu fez a melhor apresentação do dia. O surf de borda, atacando as sessões críticas da onda com velocidade e verticalidade, foi recompensado com notas 8 e 7.75, melhor média dos sub-16.

Cauã Costa, do Rio de Janeiro, foi outro destaque, com a segunda melhor média da categoria. Depois de vencer com tranquilidade no round 1, ele vinha na terceira posição até os últimos momentos de sua bateria, quando achou uma excelente direita, devidamente amassada para arrancar 8 pontos dos juízes e passar para o primeiro lugar. Quem levou a pior nessa foi o paulista Kaue Germano, que havia surfado muito bem no round 1 e acabou eliminado – o segundo lugar ficou com o também paulista Caio Costa.

No round 2 também aconteceu a bateria mais emocionante do dia. O paulista Daniel Adisaka cometeu interferência logo no começo do duelo, perdendo metade de sua segunda nota. Incrivelmente, Daniel se manteve na briga pelas vagas para o segundo round até os momentos finais, com um surf muito maduro. Ele chegou a tirar duas vezes a nota que precisava para ficar entre os dois primeiros, mas por duas vezes foi ultrapassado pelo local Arthur Romão. A última nota de Arthur, por sinal, foi anunciada já depois do final da bateria, com os atletas todos próximos ao palanque aguardando. Ao anúncio da vitória de Arthur, gritaria e comemoração de boa parte da torcida.

À exceção de Arthur, todos os vencedores do round 2 também haviam vencido suas baterias no round 1. O catarinense Luiz Mendes foi muito bem na primeira bateria do dia, passando com um pouco mais de dificuldade na rodada seguinte. Outro surfista da região que se destacou foi Wallace Vasco, que fez uma bateria muito disputada na primeira fase mas sobrou na segunda. Por fim, Kainan Meira, da Ilha do Mel (PR), com a terceira melhor média da categoria, 13. completa o rol dos vencedores no sub-16.

Entre as duas rodadas do mirim, os iniciantes caíram na água. Heitor Mueller, outro grommet local, foi quem levantou a galera dessa vez, com as melhores onda e média de todas as categorias: 9.5 e 17.25. Os grommets caíram na água quando o mar começava a piorar um pouco, com ondas grandes e mexidas. O destaque foi o paulista Guilherme Fernandes.

As condições estavam ainda mais difíceis quando as meninas entraram na água. Com muita dificuldade para encontrar as ondas certas, Maju Freitas e Sophia Medina venceram suas baterias com scores baixos. A casa dos dez pontos só foi ultrapassada pelas duas surfistas que avançaram na última bateria do dia as catarinenses Julia Duarte e Lanai Henrique.

O campeonato continua no domingo (28), a partir das 8h da manhã. Fique ligado e acompanhe a cobertura aqui e em tempo real pelo nosso Instagram – @revistahardcore.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias