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Oliv: inspiração da natureza profunda

Hardcore.com.br conversou com Mateus Lee Harris – caiçara local de Maresias, litoral norte paulista, foi surfista profissional por uma década. Artista plástico, é um cara criativo que expõe suas ideias via diferentes meios, da tatuagem à fotografia. Mateus é um dos sócios das marcas Under Brazil e Oliv – a primeira é de underwear e a segunda tem uma pegada urbana e street cuja recente coleção, intitulada “Deep Nature”, bebe na fonte de inspiração inesgotável que é a natureza.

Confira a proposta da Oliv pelo próprio Mateus:


INÍCIO

Começamos no final de 2014, quando larguei a faculdade de artes plásticas e comecei a me dedicar full time na marca. Hoje estamos na nossa quinta coleção, com mais de 70 modelos. Meu irmão tinha uma marca de moda feminina e me chamou para criar uma marca masculina. Me deu total liberdade. Queria criar uma marca que fugisse dos padrões tradicionais e representasse as referências artísticas que eu estava vivendo. Sem me prender a tendências e estações.

Eu cuido do estilo da marca. Meu irmão [Douglas Lee Harris] cuida da parte administrativa, o Sergio Goulart cuida do design gráfico e a Fabricia Lima do comercial.

Espaço (2) copy
DEEP NATURE

Cada coleção, uma mensagem. Nessa última, “Deep Nature” (Natureza Profunda), a essência do ser humano, a reconexão com seu mundo natural: “Diante de tanto caos e alienação pela tecnologia, procuramos reviver o lado humano da vida, se desfazendo de apegos materiais, para construção de apegos naturais, redirecionando nossas visões para as pequenas coisas, como uma conversa, uma troca de sentimentos ou até mesmo o silêncio. Se relacionar diretamente com a natureza.”

Mateus Verdelho, Mateus Lee Harris, Douglas Harris, Rafael Costa ( Donos das marcas,UNDER E OLIV) copy
Mateus Verdelho, Mateus Lee Harris, Douglas Harris e Rafael Costa

SURF, SKATE E PRAIA 

Além da Oliv, sou sócio da marca Under Brazil. Trabalho como artista plástico também, onde mesclo o digital com o street e a colagem. Já me aventurei no mundo da tatuagem e recentemente terminei um curso de fotografia, que me abriu novas portas. E o mais importante: pego onda e ando de skate, sempre tive esses dois esportes na minha vida, é por meio deles que descarrego e carrego minhas energias.

Peças

MEDINAA
Under Brazil + Oliv

Acho que as pessoas devem usar o que as agradam. Algo que as represente, que elas se sintam bem e se sintam confortáveis. Tento trazer com a Oliv uma relação mais direta, pessoal, onde o consumidor se sente parte da marca.

Sou caiçara, nasci na praia de Maresias. Então indiretamente ela sempre fará parte de mim. Mas na minha marca tento trazer a plataforma do corpo humano com representação artística, unindo moda e arte. Não trago a praia como uma marca de surfwear traz. Focando apenas nesse nicho, somos uma marca de street que traz para a moda uma nova perspectiva.

Cresci com Gabriel Medina e com Miguel Pupo, são meus irmãos. Desde pequeno eu viajava com eles competindo e vivendo a vida de surfista profissional. Durante 10 anos tive patrocínio da Onbongo. E totalmente inserido nesse meio, me deparei com diversas falhas das grandes empresas. Tanto na parte da formação do atleta quanto na parte de administração e branding da empresa. Analisando tudo isso, criei uma marca totalmente independente e fora desse cenário saturado, com foco em algo conceitual e com identidade própria. Com isso, venho crescendo e ganhando espaço mesmo nesse momente de crise. Acho que a saída é se renovar e inovar com projetos novos e autorais. Sem masturbar a cultura dos gringos, e sim trazer nossa cultura como foco.

Sem dúvidas a praia é um ecossistema muito belo, pra não dizer perfeito. Ela nos possibilita muitas sensações além de energizar e purificar nosso corpo. E tudo isso reflete no processo criativo.

PARA TODOS

Meu produto é unisex. Desenvolvi uma modelagem que agrada tanto ao público masculino quanto ao feminino. Desde o começo a ideia da marca é não se prender a gêneros, e trazer um produto diferente e de qualidade. Hoje 60% das nossas vendas são pro público feminino, que é o que mais consome.

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