Gabriel Medina, Carissa Moore, Stephanie Gilmore, Tati Weston-Webb e Filipe Toledo são os principais premiados da noite de gala da WSL
Por Redação HC
Aconteceu neste domingo (31/3) a tradicional cerimônia de abertura do ano do surf competitivo com a noite de gala da WSL. Além da entrega dos troféus aos campeões de 2018, a festa também contou com algumas premiações novas: melhor bateria do ano, melhor manobra do ano, melhor onda do ano e surfista mais popular, ambos para o masculino e feminino.
Além do troféu de (bi)campeão do mundo, Gabriel Medina levou para casa mais três taças: a de surfista mais popular (venceu Filipe Toledo na final), pela melhor bateria do ano (quartas de final do Pipe Masters, contra Conner Coffin) e melhor onda do ano (nota 10 nesta mesma bateria de quartas do Pipe Masters).
Filipe Toledo venceu o troféu de melhor manobra: o aéreo nota 10 durante o Oi Rio Pro, em Saquarema — etapa em que ele mesmo foi o campeão.
Entre as mulheres, Carissa Moore foi a maior premiada, com três troféus: melhor manobra, melhor onda e melhor bateria do ano, todas nas direitas impecáveis de Honolua Bay, que despediu-se do calendário feminino em 2018.
A mais popular de todas foi Tati Weston-Webb, garantindo os dois prêmios de “surfista da galera” para o Brasil. O troféu de campeã mundial, é claro, foi entregue a Stephanie Gilmore, que chegou em 2018 pela sétima vez no topo do surf e agora briga para superar Layne Beachley, com quem divide o recorde de conquistas.
O dia 31 de março também marcou o encerramento da janela do Big Wave Tour 2018-19, que acabou sem a realização da etapa de Mavericks. Assim, os títulos do circuito mundial de ondas grandes ficaram com o sul-africano Grant “Twiggy” Baker e com a havaiana Keala Kennelly.
Outro brasileiro que foi premiado foi o catarinense Mateus Herdy, que recebeu seu troféu de campeão mundial Pro Junior — a campeã da categoria foi a australiana Kirra Pinkerton.
A WSL disponibilizou na íntegra a transmissão das premiações na noite. Se você não tiver absolutamente nada para fazer no dia e quiser gastar duas para ver isso, clique aqui.
Vencedores do WSL Awards 2019
Bateria do ano
Carissa Moore (HAV) x Courtney Conlogue (EUA) – Semifinal do Beachwaver Maui Pro 2018
Gabriel Medina (BRA) x Conner Coffin (EUA) – Quarta de final do Billabong Pipe Masters 2018
Melhor manobra
Carissa Moore (HAV) em Margaret River
Filipe Toledo (BRA) em Saquarema
Melhor Onda
Carissa Moore (HAV) em Maui
Gabriel Medina (BRA) em Backdoor
Favoritos do fãs
Tatiana Weston-Webb (BRA)
Gabriel Medina (BRA)
Campeões Pro Junior
Kirra Pinkerton (EUA)
Mateus Herdy (BRA)
Campeões Longboard
Soleil Errico (EUA)
Steven Sawyer (AFR)
Campeões do Big Wave Tour
Keala Kennelly (HAV)
Grant ‘Twiggy’ Baker (AFR)
Rookies do ano
Caroline Marks (EUA)
Wade Carmichael (AUS)
Campeões do CT
Stephanie Gilmore (AUS)
Gabriel Medina (BRA)
Vice-campeões do CT
Lakey Peterson (EUA)
Julian Wilson (AUS)
Masters
Layne Beachley (AUS)
Rob Bain (AUS)
Grand Masters
Dave Macaulay (AUS)