25.5 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 2 maio, 2024
25.5 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 2 maio, 2024

Largada emocionante em Haleiwa

 

 

Por Felipe Fernandes

O Reef Hawaiian Pro começou nesta terça-feira com ondas de até 15 pés e condições desafiadoras em Haleiwa, North Shore de Oahu. O evento é válido como primeira etapa da Vans Triple Crown of Surfing penúltima prova Prime do ano.

Com os top seeds sedentos pelos 6.500 pontos oferecidos ao campeão de olho em uma vaga no WCT, o dia contou com wipeouts assustadores, drops insanos e grandes performances. 

Os brasileiros mandaram bem no primeiro dia de prova, com quatro dos cinco surfistas garantindo vaga na segunda fase. Bino Lopes, Krystian Kymerson, Marco Fernandez e Hizunome Bettero não decepcionaram nas bombas e passaram suas baterias do Round 1. David do Carmo foi o único eliminado na estreia. 

O destaque ficou por conta do capixaba Kystian Kymerson e do baino Marco Fernandez. Kymerson competiu na parte da manhã e superou as condições storms, os grandes close-outs e a corrente furiosa para avançar em primeiro, com o local e seis vezes campeão da Tríplice Coroa Havaiana Sunny Garcia na sua cola. 


Krystian Kymerson supera condições e avança em Haleiwa. Foto: ASP/Ed Sloane

Já Fernandez manobrou forte com a borda da prancha e desenhou belos arcos para superar três havaianos: Joshua Moniz, Kiron Jabour e Makai McNamara.

Os brasileiros Ian Gouveia e Lucas Silveira ainda não estreiaram na primeira fase, que tem quatro baterias pendentes.

Os locais também fizeram bonito e dominaram a maior parte das 12 baterias do Round 1 disputadas na abertura. Os havaianos foram responsáveis por arrancar as cinco melhores notas e os quatro melhores somatórios do dia. Com destaque para Billy Kemper, Pancho Sullivan, Jamie O’Brien, Ezekiel Lau e Olamana Eleogram, que apesar de descolar o único 10 do primeiro dia com um tubo cavernoso, acabou eliminado depois de cometer uma interferência de prioridade.

O local de 20 anos Ezekiel Lau aplicou seu conhecido power surf nas grandes paredes d’água para descolar a maior somatória do dia – 18.53 pontos dos 20 possíveis. Além de manobrar com pressão, o campeão da etapa de Sunsut em 2013 também mostrou estar com a técnica de tubos em dia e completou um dos melhores nesta terça-feira. 

Após a bateria, o havaiano afirmou ter assistido e buscado inspiração nos vídeos de Kelly Slater, Sunny Garcia, Andy e Bruce Irons surfando grandes ondas em Haleiwa.  

Uma nova chamada acontece às 3:45 horas (horário de Brasília) desta quarta-feira. Fique ligado!

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias