Após a vitória de Mick Fanning e a eliminação precoce de Gabriel Medina e Kelly Slater no Moche Rip Curl Pro (confira reportagem completa), a corrida pelo título mundial foi adiada para o tradicionalíssimo Billabong Pipe Masters, no Hawaii.
Medina, Fanning e Slater são os três concorrentes. Gabriel segue na liderança com 56.550 pontos. Embalado, Mick vem logo atrás, assumindo a vice-liderança com 53.100; seguido pelo Careca, que tem 50.050 pontos. O brasileiro chega ao Hawaii dependendo apenas de si para trazer o primeiro caneco de campeão mundial para o Brasil. Para garantir o título, o paulista precisa apenas chegar à decisão da última etapa do Tour.
Confira abaixo o que precisa acontecer para que Gabriel Medina levante o caneco do ASP World Tour 2014:
Caso Medina termine o Billabong Pipe Masters em…
Campeão/Vice – Mick Fanning e Kelly Slater eliminados. Medina campeão do ASP World Tour 2014.
3º ou 5º colocado – Caso o brasileiro pare na semifinal ou quartas de final, o atual campeão mundial Mick Fanning não pode vencer em Pipeline. Kelly Slater eliminado.
9º colocado – Se Gabriel for derrotado no Round 5, Mick não pode passar das semifinais. Kelly eliminado.
25º ou 13º colocado – Caso Medina nao venca nenhuma bateria, Mick Fanning não pode chegar às quartas. Se for eliminado justamente nas quartas, Mick empata na liderança e uma bateria homem-a-homem incendiará as areias de Pipeline para definição do novo campeão mundial. Já Kelly Slater volta a ter chances de título, precisando vencer a etapa e torcer para que Fanning não chegue à grande final.