21.8 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 26 abril, 2024
21.8 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 26 abril, 2024

Fanning esquenta luta pelo título


Mick Fanning vence a assume a vice-liderança do ranking em Portugal. Foto: Leo Spencer / HARDCORE

 

Por Felipe Fernandes

O australiano Mick Fanning derrotou o sul-africano Jordy Smith na final do Moche Rip Curl Pro Portugal, nesta segunda-feira (20) em Supertubos, Peniche, e esquentou de vez a briga pelo título mundial de 2014.

Fanno, como é chamado no Tour, depois de assistir à derrota precoce do líder Gabriel Medina ainda no Round 3, ultrapassou Kelly Slater na corrida pelo caneco, segundo colocado no ranking até começar a etapa em Peniche. O australiano deixou Portugal na vice-liderança com 53.100 pontos, distante apenas 3.450 pontos do brasileiro que continua liderando o Circuito.

CONFIRA OS RESULTADOS QUE PODEM LEVAR GABRIEL MEDINA AO TÍTULO MUNDIAL EM PIPELINE

JOHN JOHN FLORENCE

Depois de entrar no clima das competições e alcançar uma das performances mais consistentes do segundo semestre do Tour, o havaiano John John Florence falhou na semifinal diante de Jordy Smith e perdeu a chance de disputar o título mundial em Pipeline, o quintal de sua casa. John John, autor das duas únicas notas 10 da etapa portuguesa, precisava chegar à decisão para manter-se na briga pelo caneco. Por outro lado, ele chega no Hawaii sem nenhum peso nas costas e pode escovar os adversários que brigam por melhores posições na ranking. 

  


On fire, John John Florence acabou caindo nas semifinais e perde as chances de titulo mundial. Foto: Leo Spencer / HARDCORE

A FINAL

As séries demoraram a entrar, e a primeira onda foi surfada passados mais de 10 minutos de bateria. Fanning abriu com um belo tubo e completou com um cutback para descolar 5.67. Sem a prioridade, Mick aproveitou o vacilo de Jordy para encontrar uma bela esquerda e cravar o único high score da decisão, 9 pontos, com um belo tubo de backside. 

Jordy Smith foi seletivo e esperou pelas séries que eram escassas e acabou a bateria com apenas uma onda surfada, avaliada em 7.67 pontos. Mick Fanning ainda encontrou uma direita tubular no inside, correu fundo no tubo e completou com outro cutback para cravar 6.50 no backup e deixar Jordy precisando de 7.84 para vencer. Resultado: buzina derradeira e Mick Fanning campeão da etapa em Peniche.

MINEIRO E FILIPINHO PARAM NAS QUARTAS

Adriano de Souza e Filipe Toledo foram os melhores brasileiros nas ondas de Supertubos, chegando até as quartas de final da etapa portuguesa.

Filipinho sofreu duas derrotas para Fanning, o campeão do evento de Peniche. O local de Ubatuba começou o dia com uma vitória sobre o californiano Kolohe Andino no Round 3, mas acabou despachado para a repescagem por Fanning, ainda na quarta fase. Voltou para o mar na quarta bateria e garantiu vaga nas quartas depois de derrotar o taitiano Michel Bourez. Na bateria decisiva, o brasileiro levou a pior novamente diante do tricampeão Fanning, e encerrou sua participação com a quinta colocação. 


Filipe Toledo é vitima do tricampeão mundial Mick Fanning nas quartas de final. O brasileiro terminou em quinto. Foto: ASP / Damien Poullenot/ Aquashot

 

Já Adriano de Souza parecia que iria mais longe. Começou o domingo bem com uma bela vitória sobre o australiano Bede Durbidge e o californiano Brett Simpson no Round 4, e pulou a repescagem. Já nas quartas, Mineiro acabou derrotado por Jordy Smith, vice-campeão do evento, pelo apertado placar de 12.27 a 12.23, e ficou com um gostinho amargo pela derrota.


Adriano de Souza para diante de Jordy Smith nas ondas de Supertubos. O sul-africano foi vice em Portugal. Foto. ASP / Damien Poullenot/ Aquashot

 

A última etapa da temporada definirá o campeão mundial entre os dias 8 e 20 de dezembro em Pipeline, North Shore de Oahu, com três surfistas na disputa: Gabriel Medina, Mick Fanning e Kelly Slater. 

Como diria o narrador: "Haja Coração!"

Confira abaixo o ranking do Sansung Galaxy World Campionship Tour 2014 atualizado 

 

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias