*Vídeo da vaca reponsável pelo perrengue da big rider
Por Felipe Fernandes
Na manhã desta terça-feira, a carioca Maya Gabeira teve alta e deixou o hospital onde estava internada em Portugal, ao lado dos companheiros de equipe e com um grande sorriso no rosto.
Depois de sofrer um wipeout cabuloso na praia do Norte, a carioca foi resgatada desacordada e teve de ser reanimada com técnicas de ressuscitação na praia (clique aqui para saber mais).
Big rider deixa o hospital, mas deve ficar dois meses afastada do mar. Foto: Reprodção
Maya contou com a ajuda do veterano Carlos Burle, treinador da equipe (que também conta com Pedro Scooby e Felipe Cesarano) e responsável pelo resgate dramático da brasileira.
Depois de duas tentativas com o jet ski, Burle teve que abandonar a moto aquática e pular na água para nadar com a big rider desacordada até a praia.
Primeiros socorros na praia foram importantes para salvar a vida da brasileira. Foto: EFE
Não é a primeira vez que Maya enfrenta uma situação de risco nas ondas gigantes. Em 2011, a big rider sofreu um acidente parecido em Teahupoo, Tahiti, mas foi resgatada consciente, depois de ser puxada para baixo do pico pela correnteza e levar algumas bombas na cabeça
De lá para cá, a brasileira começou a fazer aulas de mergulho em apneia como complemento da sua preparação física.
Mesmo depois do grave acidente, a carioca de 26 anos não se arrepende da aventura. As consequências? Apenas o osso da fíbula do pé direito quebrado e dois meses longe do mar.
Apesar do susto, Maya também tem motivos para comemorar sua investida nas ondas gigantes de Nazaré. A brasileira teve duas ondas inscritas no XXL, maior premiação do surf de ondas grandes do mundo, da qual é pentacampeã.
A primeira classificada foi uma bomba surfada no swell do dia 23 de outubro. Este vídeo foi inscrito na categoria “Performance do Ano”.
A outra foi o wipeout responsável pelo perrengue da surfista na última segunda-feira, na praia do Norte. O vídeo concorre ao premio na categoria “Vaca do Ano”.
*Vídeo da onda inscrita na cateogira "Performande do Ano"
*Confira o vídeo da onda surfada por Carlos Burle no dia 28 de outubro e inscrita na categoria Performance do Ano do XXL