Gabriel Medina e Italo Ferreira confirmaram o favoritismo e avançaram na primeira colocação de suas respectivas baterias na primeira fase da estreia do surf nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
A competição está sendo disputada em Tsurigasaki, em Ichinomiya, em ondas bem pequenas, com cerca de meio metro.
No entanto, isso não foi problema para os brasileiros. Abrindo as disputas, na primeira bateria da rodada, Italo Ferreira confirmou o favoritismo ao vencer com um somatório de 12.90, fazendo a maior nota da rodada: 7 pontos, ao executar um aéreo full rotation com perfeição.
Veja também:
+ Saiba onde assistir ao surf nas Olimpíadas
+ Guia das Olimpíadas: tudo sobre o surf
O outro classificado foi o japonês Hiroto Ohhara, que teve 6.00 a 5.40 como melhores notas. Ohhara é local da própria Tsurigasaki.
Os demais participantes da bateria foram o italiano Leonardo Fioravanti, e o argentino Leandro Usuna. Fioravanti ficou em terceiro com um total de 9.43, enquanto Usuna terminou em quarto com 8.27.
Horas depois foi a vez de Gabriel Medina entrar na água e avançar em primeiro na bateria 5 com um total de 12.23 pontos.
Medina chegou a ficar em terceiro na bateria, porém, após a metade da disputa, o brasileiro entrou em sintonia com as ondas acertando dois bons aéreos em sequência para alcançar a primeira colocação sem ser ameaçado.
Ele enfrentou o taitiano Michel Bourez, representando a França na competição, e o alemão Leon Glatzer.
Bourez conseguiu ondas de 5.43 e 4.67, avançando na segunda colocação com placar apertado de 10.10 conta 10 pontos de Leon Glatzer, que ficou em terceiro.
Convocado às pressas para os Jogos após a eliminação do português Frederico Morais, diagnosticado com Covid-19, Carlos Munoz, da Costa Rica, não participou da disputa pois ainda está em trânsito, tentando chegar à Tsurigasaki a tempo de participar da repescagem, que deverá acontecer ainda hoje.
Além dos dois brasileiros, classificaram-se de forma direta os surfistas: Hiroto Ohhara (Japão), Kanoa Igarashi (Japão), Kolohe Andino (EUA), Lucca Mesinas (Peru), Owen Wright (Austrália), Ramzi Boukhiam (MAR) e Michel Bourez (França).
Dono de dois títulos mundiais da WSL, o havaiano John John Florence – que representa os Estados Unidos na Olimpíada – terá que encarar a repescagem (round 2), já que terminou a sua bateria em terceiro. Outros tops que também disputarão o round 2 são: Leonardo Fioravanti (Itália), Jeremy Flores (França) e Julian Wilson (Austrália).
As oitavas (round 3) acontecem apenas neste domingo a partir das 19h (7h de segunda no horário japonês).
Na madrugada deste domingo (horário de Brasília) teremos a primeira fase feminina e a repescagem.
Resultados da 1ª rodada masculina
1. Italo Ferreira (BRA) 13,67 x Leonardo Fioravanti (ITA) 9.43 x Hiroto Ohhara (JAP) 11.40 x Leandro Usuna (ARG) 8.27
2. Kanoa Igarashi (JAP) 12.77 x Jeremy Flores (FRA) 7.63 x Miguel Tudela (PER) 10.67 x Bily Stairmand (NZL) 9.97
3. Kolohe Andino (EUA) 10.27 x Julian Wilson (AUS) 8.77 x Lucca Mesinas (PER) 11.40 x Rio Waida (IND) 9.96
4. John John Florence (EUA) 8.37 x Owen Wright (AUS) 10.40 x Manuel Selman (CHI) 5.83 x Ramzi Boukhiam (MAR) 10.23
5. Gabriel Medina (BRA) 12.23 x Michel Bourez (FRA) 10.10 x Leon Glatzer (ALE) 10.00 x Carlos Muñoz (CRI) 00.00