Circuito Banco do Brasil de Surfe fez um balanço de suas ações ambientais nas duas das três etapas do circuito esse ano, que somam pontos para o Qualifying Series da WSL.
As etapas investiram em uma série de iniciativas de sustentabilidade e preservação, educação ambiental, gerenciamento de resíduos e compensação de carbono, que resultaram na neutralização de emissões de 15.274 kg de CO2e de gases de efeito estufa.
Desse total, 5.419 kg de CO2e se refere à etapa de abertura realizada na praia de Ferrugem, em Garopaba (SC), de 21 a 24/4, e 9.855 kg de CO2e de Stella Maris, em Salvador (BA), de 12 a 15/5. Na 3ª e última etapa, também não será diferente, mais ações e atividades estão programadas para Itamambuca, em Ubatuba (SP), de 25 a 28 de agosto.
Nas competições, foram coletados seletivamente e realizadas as gestões de resíduos de mais de 247.650 kg nas duas praias. Para tal, foram instalados nessas praias pontos de coleta, com residuários devidamente sinalizados e monitoramento de equipes.
Veja também:
+ Como esse mergulhador sobreviveu a um ataque de tubarão-branco
+ Com onda salvadora, Jack Robinson bate Filipe Toledo na final do Pro G-Land
+ Havaí vence Mundial Junior de Surf da ISA; Brasil termina em sétimo
Também foram feitas constantes limpezas na faixa de areia e dadas as devidas orientações ao público, oferecendo sacolas compostáveis para acondicionamento dos resíduos.
Todos os resíduos gerados durante as etapas foram separados em Rejeito / Recicláveis / Compostáveis, seguindo as melhores práticas do conceito LIXO ZERO, destinando adequadamente para cooperativas locais de reciclagem.
Paralelamente, em parceria com instituições da cidade-sede do evento, aconteceram os plantios de mudas da vegetação nativa local. Em Garopaba, em parceria com Gaia Village, – projeto ambiental com foco em sustentabilidade, que se desenvolve a partir de área primitiva -, foi feito junto às crianças o plantio de mudas, com a participação do Projeto Ser Humano Surf.
Já em Stella Maris, em parceria com a Unidunas – Universidade Livre das Dunas – reserva mundial da biosfera pela Unesco -, ocorreu o plantio de 50 mudas na restinga na praia, junto com a Associação de Surf e Ecologia de Stella Maris, com as crianças e voluntários do Banco do Brasil e da ASESM – Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos; além do plantio de mais 450 mudas no Parque das Dunas para o enriquecimento ambiental.
Por todas essas ações de gestão de resíduos e socioambientais, a WSL recebeu pela empresa Neutralize Carbono certificados e selos de neutralização das emissões de gases de efeito estufa, nas duas etapas realizadas.
Em 2022, o Banco do Brasil foi reconhecido, novamente, como o banco mais sustentável do planeta pelo ranking das 100 Corporações Mais Sustentáveis do Mundo 2021 – Global 100, da Corporate Knights, mantendo a posição de liderança alcançada em 2021.
No primeiro trimestre, o BB atingiu o valor de R$ 289,4 bilhões em operações de créditos sustentáveis. Com crescimento de 10,8% em 12 meses, o montante equivale a quase um terço de toda a carteira de crédito do Banco.
Circuito Banco do Brasil de Surfe – Tem como principal objetivo incentivar gerações futuras do surfe nacional e como princípio a igualdade na premiação para homens e mulheres, instituída pela WSL desde a temporada 2019.
Os atletas campeões dos rankings masculino e feminino ganharão um convite (wildcard) especial para participar da única etapa do Challenger Series no país em 2022, o Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil, de 1 a 8 de novembro, no Rio de Janeiro.
Calendário do Circuito Banco do Brasil de Surfe:
- Etapa 1: 21 a 24/abril – Praia da Ferrugem, Garopaba (SC)
- Etapa 2: 12 a 15/maio – Praia de Stella Maris, Salvador (BA)
- Etapa 3: 25 a 28/agosto – Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)