Previsão Pipe Masters: decisão do título pode rolar em mar clássico
Medina, Julian Wilson e Filipe Toledo disputam título mundial de 2018 em Pipe. Previsão é de tubos do início ao fim do campeonato
Por broou; forecaster: Pedro Guimarães
Finalmente chegamos à última etapa do circuito mundial da WSL com dois brasileiros na disputa pelo título mundial. Gabriel Medina, que lidera o ranking, e Filipe Toledo, que está em terceiro, disputam o título contra Julian Wilson, que está entre a dupla nessa corrida pelo Pipe Masters.
A janela de espera começa neste sábado dia 08 e vai até o dia 20 de dezembro, em Pipeline, localizada na costa norte da ilha de Oahu, Havaí. E parece que teremos movimentação intensa no mar já nos primeiros dias de evento.
Uma publicação compartilhada por broou (@broou) em
Para aquecer as turbinas, o primeiro dia de competição deve apresentar ondas na casa dos 2 metros, com ondulação de noroeste e 16 segundos de período. O vento entra com intensidade moderada também de nordeste, lateral em Pipeline. Essa combinação pode gerar ondas perfeitas, com tamanho um pouco acima da cabeça – com tubos, por volta dos 2 metros.
O swell de nordeste favorece bastante a onda de Backdoor, surfada para a direita. Mas o vento de nordeste entra mais de terral na onda de Pipeline, para a esquerda. Portanto, devemos ter condições interessantes e com boas possibilidades de tubos para serem surfadas para os dois lados.
Domingo de bombas!
No domingo o mar tende a subir bastante, com ondas de norte chegando a 3 metros de altura e 16 segundos de período. O vento se mantém de nordeste mas ganha intensidade, podendo deixar o mar um pouco mexido. Com essas condições podemos esperar melhores ondas para Pipeline, favorecendo os goofy footers. Contudo, Backdoor ainda pode rodar com sólidos tubos.
Na segunda-feira (10/12), o swell tende a perder um pouco da intensidade, mas o vento deve melhorar passando a entrar mais de leste, ainda com velocidade moderada. Nesse dia devemos ter ondas na casa dos 2 metros com 13 segundos de período de norte: combinação clássica para um “surfezin” de qualidade.
Para baixar o app do broou e ter acessa a previsões diárias completas de diversos picos no mundo inteiro, clique aqui.