25 C
Papeete
terça-feira, 21 maio, 2024
25 C
Papeete
terça-feira, 21 maio, 2024

Publicidade:

4 curiosidades sobre o ISA World Surfing Games

O ISA World Surfing Games (Jogos Mundiais de Surf) começa nessa sexta-feira (16) com a coletiva de imprensa e cerimônia de abertura.

O evento será a primeira seletiva para os jogos olímpicos Paris 2024 que, no caso do surf, serão disputados em Teahupoo, Taiti.

Veja também 

+ Italo Ferreira desfalca o Brasil no ISA World Surfing Games

Kelly Slater têm chances de se classificar para Paris 2024 e não precisa nem surfar

“Esse novo formato é nada a ver”, diz Medina sobre WSL Finals

A competição, que será realizada nas ondas de Huntington Beach, Califórnia, vai até o dia 24 de setembro e será fundamental para aqueles países que não conseguirem classificação para às Olimpíadas via CT da WSL. Além disso, com as novas regras, duas vagas extras para os Jogos poderão ser conquistadas nesse evento.

Abaixo, você confere quatro curiosidades sobre o ISA World Surfing Games:

4 curiosidades sobre o ISA World Surfing Games

1 – Duas vagas extras para Paris 2024

A equipe vencedora no masculino e feminino terão garantido mais um lugar em Paris 2024. Após a quota olímpica de surf aumentar de 20 para 24 surfistas por gênero, a ISA adicionou um incentivo a mais a sua seletiva que poderá classificar até três atletas por país.

Cada um dos três homens e três mulheres que competirem em equipe somarão pontos que serão adicionados a um ranking específico. A equipe feminina e a equipe masculina que somar mais pontos ganha a cota extra para Paris 2024.

2 – Kelly Slater tem chances reais de ir às olimpíadas

Conforme explicado acima, se os Estados Unidos vencerem a equipe masculina, existe a possibilidade real de que Kelly Slater, aos 52 anos de idade, seja selecionado para competir em Teahupoo e encerrar sua carreira com uma participação olímpica (e chances reais de medalha).

A equipe dos EUA que compete em Huntington é formada por Griffin Colapinto, Kolohe Andino e Nat Young.

3 – Números do ISA World Surfing Games

– Um total de 247 atletas de 51 nações entraram no torneio.

– A Argélia, Lituânia e Arábia Saudita estarão representadas no evento pela primeira vez.

– Serão 19 dos 40 atletas olímpicos de Tóquio 2020 e uma dúzia de membros e ex-membros do CT, como Kolohe Andino, Griffin Colapinto, Nat Young, Jacko Baker, Miguel e Samuel Pupo, Lucca Mesinas, Frederico Morais, India Robinson, Pauline Ado e Leo Fioravanti, entre outros.

4 – A história dos Jogos Mundiais de Surf

Originalmente chamados de Campeonatos Mundiais da Federação Internacional de Surf (ISA), os Jogos Mundiais de Surf (World Surfing Games) coroaram seus primeiros Campeões Mundiais de Surf em Manly Beach, Austrália, em 1964.

O ISA WSG vem coroando campeões desde então, com competições ocorrendo em todos os cinco continentes.

A cobertura do ISA World Surfing Games 2022 é um oferecimento de Galapagos Outdoor, patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Surf.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias