27 C
Papeete
sexta-feira, 24 maio, 2024
27 C
Papeete
sexta-feira, 24 maio, 2024

Filmagem épica capta colapso de geleiras na Patagônia

Surfar ondas de geleiras?

Imagine que você é surfista e uma gigantesca geleira desmorona diante de você. A água é gelada, mas as ondas são extensas e com paredes abrindo à sua frente. Você possui o equipamento ideal: roupa de borracha, botas e prancha de surf.

Agora responda: você surfaria essas ondas grotescas formadas a partir de geleiras gigantes em colapso no Chile?

VEJA: Tierra del Fuego – explorando as ondas do Chile

No vídeo a seguir, conforme a água se aproxima da parede rochosa, você pode ver as ondas que se formam na parte inferior e superior da tela.

O filme foi feito à distância (por questões de segurança), então, é difícil dizer com precisão qual o tamanho das faces das ondas.

A página do Licet Studios no YouTube postou-o há alguns dias já foram mais de oito milhões de visualizações.

Segundo Licet, trata-se do glaciar Grey, na Patagônia, extremo sul do Chile, onde pedaços de gelo de 30 metros de altura aparentemente se desprendem da geleira.

Conforme você verá, um pedaço incrivelmente grande do glaciar Grey se rompe de forma espetacular.

Há muitos perigos caso você esteja por perto. “A liberação repentina e a quebra de uma massa de gelo de uma geleira ou iceberg geralmente causam grandes ondas ao redor da área e podem resultar neste acontecimento perigoso, que é quando um grande pedaço da porção submersa do iceberg surge acima da água,” escreve Licet na descrição do vídeo.

O glaciar Grey está diminuindo devido ao aumento das temperaturas e mudanças nas chuvas. Faz parte do Campo de Gelo do Sul da Patagônia, segundo maior campo de gelo extrapolar contíguo do mundo e o maior reservatório de água doce da América do Sul.

Mas de volta ao início desse texto: você pegaria esta onda?

Independentemente da sua resposta, é certo que se você assistir ao vídeo, irá presenciar um extraordinário espetáculo da natureza. Confira:

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias