23.7 C
Suva
quinta-feira, 17 julho, 2025
23.7 C
Suva
quinta-feira, 17 julho, 2025

Grupo de banhistas mata golfinho na Argentina

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=RlQFaVVYyG4]

Vídeo: extra.globo.com

Parece surreal: um golfinho morreu em Santa Teresita, Argentina, após um grupo de banhistas o tirarem d’água para uma saga sem fim de selfies.

O animal, conhecido como golfinho-do-rio-da-prata, toninha ou franciscano, é um dos menores golfinhos do mundo – mede entre 1.30 e 1.70 m – tem a pele frágil; não resistiu tanto tempo fora d’água e morreu. O episódio, segundo a ONG World Wildlife Foundation (WWF), aconteceu no último final de semana.

As imagens, registradas por turistas, mostram os animais – eram dois no total – passando de mão em mão entre dezenas de pessoas. Para completar o absurdo, o animal, depois de morto, foi deixado de lado na areia.

O golfinho franciscano morto em Santa Teresita. Foto: Divulgação
O golfinho franciscano morto em Santa Teresita. Foto: Divulgação

O episódio foi reverberado pela Fundação Vida Silvestre Argentina, que emitiu um comunicado público sobre os golfinhos franciscanos, que são encontrados apenas ao largo das costas da Argentina, Uruguai e Brasil e contam com menos de 30 mil espécies pelo mundo.

Esses golfinhos são listados como vulneráveis pela União Internacional de Conservação da Natureza e sua conservação é preocupante: eles tendem a nadar próximo da costa, tornado-se presas fáceis de pescadores. Para ter ideia, durante muito tempo, entre 500 e 800 golfinhos foram capturados anualmente por pescadores de Buenos Aires. Agora, além dos pescadores, os golfinhos franciscanos têm outra ameaça – e a gente se pergunta: até onde vai a busca pelo selfie “perfeito”?

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias