* Com informações do Globo.com
Um homem sofreu um ataque de tubarão no final da tarde desta segunda-feira (21), na Baía do Sueste, em Fernando de Noronha. O turista, que tem 33 anos de idade e é do Paraná, mergulhava na hora do ataque e está internado no Hospital São Lucas. “O paciente sofreu um ataque de um peixe, provavelmente um tubarão. Ele perdeu a mão e parte do braço. Realizamos o atendimento, agora o estado de saúde dele é estável”, afirmou a coordenadora de Saúde da Administração da Ilha, Fátima Souza.
A Assessoria de Imprensa da Administração da Ilha emitiu nota a seguir. “É estável o quadro do jovem paranaense de 33 anos, atacado por um tubarão na tarde desta segunda-feira (21), na Baía do Sueste, em Fernando de Noronha. O rapaz, que foi prontamente socorrido por familiares para o Hospital São Lucas, teve o membro superior direito, na região do antebraço, amputado no ataque. Ele foi atendido pela equipe médica local, com reforço de um cirurgião, um ortopedista e um anestesista, que estavam na ilha a passeio. Ele recebeu todo o atendimento pela equipe e teve o ferimento estabilizado. Em paralelo, a Administração da Ilha, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, providenciou a transferência do paciente em UTI Aérea para o Hospital da Restauração. A previsão é que a aeronave pouse às 5h desta terça-feira (22). Este período de atendimento até a remoção é fundamental para a recuperação do paciente.
PRIMEIRO ATAQUE
Ao longo dos anos não havia registros de ataques de tubarão em Noronha. O pesquisador Leonardo Veras, especialista em tubarões, vai realizar nesta terça-feira um mergulho na região para investigar o ataque. O pesquisador, que mora na ilha, teve uma autorização especial do Instituto Chico Mendes para realizar a investigação. O Sueste faz parte do Parque Nacional Marinho, área de responsabilidade do Chico Mendes. Veras deve fazer o mergulho acompanhado da fotógrafa e também bióloga Zaira Mateus.