25.4 C
Suva
quinta-feira, 27 março, 2025
25.4 C
Suva
quinta-feira, 27 março, 2025

Terremoto no Alasca deixa Hawaii em estado de atenção para tsunami

Todo o arquipélago do Hawaii entrou em estado de atenção na manhã desta terça-feira (23) para a possível chegada de um tsunami. O fenômeno poderia acontecer devido a um terremoto ocorrido também nesta manhã no Pacífico Norte, próximo à costa do Alasca. Algumas horas depois, o alerta foi cancelado para o Hawaii, tranquilizando todos os moradores das ilhas.

O tremor de 8,2 graus na escala Richter foi sentido nas primeiras horas do dia, levando moradores de cidade litorâneas da região próxima ao epicentro a se deslocarem imediatamente rumo ao interior. O Alasca e a Columbia Britânica (Canadá) passaram boa parte da manhã em estado de alerta, sinalização reduzida para “estado de observação” nas últimas horas, segundo informações da agência Reuters.

Veja também: Maya Gabeira quebra recorde com bomba de 80 pés em Nazaré

“Com base em todos os dados disponíveis, um tsunami pode ter sido gerado por esse terremoto que pode ser destrutivo mesmo para áreas costeiras distantes do epicentro”, disse o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, em comunicado emitido pela manhã.

Já é a segunda vez em 2018 que o Hawaii entra em estado de atenção. Na semana passada, uma mensagem disparada a todos os telefones das ilhas ordenou que todos os cidadãos procurassem abrigo devido à chegada de um ataque de mísseis. O alarme, felizmente falso, acabou despertando a revolta de algumas pessoas, que se assustaram e se mobilizaram com a mensagem.

Foto de capa: Tony Heff/WSL

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias