23.1 C
Hale‘iwa
quarta-feira, 13 março, 2024
23.1 C
Hale‘iwa
quarta-feira, 13 março, 2024

Surfista e amigo fazem salvamentos em massa em Juquehy

Um surfista e seus amigos realizaram uma sequência de salvamentos durante uma travessia aquática em Juquehy, praia do litoral norte paulista.

Foi durante a Volta do Parcel, no dia 1 de maio, um domingo, que o surfista Renan Galinucci Bernardi, de São Bernardo do Campo, SP, contou à Hardcore que ajudou seis mulheres e um homem, nadadores, a saírem da água no meio das ondas que quebraram na casa do 1 metro de altura – com maiores na série.

Confira: 
+ B.W.R.A.G lança curso online de segurança no big surf
+ Entrevista Danilo Couto
+ Como superar o medo no big surf? Koa Rothman dá dicas

De acordo com o relato do surfista, ele e o amigo, Ricardo, chegaram para surfar; entraram na água e viram um pequeno de nadadores passando longe deles, mas pelo ritmo que estavam e pelo tamanho do pelotão, deduziram ser atletas de elite. “E logo eles retornaram. Acredito que a aproximadamente 40 minutos de nado desse grupo, avistamos um grupo grande, em ritmo bem mais lento, retornando à praia, e foi neste momento em que tudo ficou complicado.

“Esse grupo era composto por mulheres e quando elas passaram por nós, veio uma série logo atrás e elas tomaram na cabeça, muitas sem nem ver a onda chegando, pois nadavam para sair. Foi neste momento que começamos ouvir os gritos de socorro. Levamos um tempo para chegar até elas e a partir daí foi uma ajuda atrás da outra. Pessoas entrando em desespero dentro do mar, perdendo óculos e a touca,” relatou Galinucci.

Por cerca de uma hora o surfista ajudou essas pessoas a saírem do mar. “Uma, em especial, cheguei em cima da hora, porque ela aparentava já não ter mais forças. No total ajudei seus mulheres e um homem,” contou.

O surfista disse que esse homem era o último colocado do pelotão masculino; que chegou muito tempo depois, berrando de cãibras, e ele e os seus amigos uniram várias pranchas para apoiá-lo para que ele pudesse chegar à praia. “Depois do surf, andando pela área do evento, vi esse homem recebendo auxílio do pessoal da organização,” contou Galinucci; segundo ele, seu amigo Ricardo ajudou cinco pessoas; e outros surfistas também ajudaram nos resgates.

“Às vezes pode não parecer, mas todo mundo ali zelou pelo próximo. Estava chato varar a arrebentação; tinha onda de bom tamanho para o surfe, mas acredito que péssimo para a natação. Na minha humilde opinião, o evento ocorre na época errada; maio sempre tem ondulação, e faltou salvas-vidas no evento; havia um apenas. E algumas pessoas com stand up paddle, lá para dentro, perto das boias, mas eles não podiam realizar resgates. Deveria mesmo é ter uns dois jet-skis e um barco de apoio,” finalizou o surfista.

Organizada pelo Circuito Aqua, a Volta do Parcel possui 1,5 km de distância e é destinada à todos os públicos desde atletas já recorrentes nas provas de águas abertas até os iniciantes em provas acima de 1 km. O grande desafio da prova é dar uma volta à nado na Ilha do Parcel, localizada em Juquehy.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias