28.7 C
Suva
domingo, 8 dezembro, 2024
28.7 C
Suva
domingo, 8 dezembro, 2024

SSXP Pro começa nessa segunda-feira, em Saquarema

O mar reagiu no domingo e muitos surfistas aproveitaram as boas ondas na Praia da Vila, no último dia de treinos livres para o SSXP – Super Surf Experience, a segunda etapa do Circuito Profissional da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) na Capital Nacional do Surf.

O SSXP – Super Surf Experience – Saquarema Pro apresentado pela Prefeitura de Saquarema vai começar às 8h00 da segunda-feira, com 80 surfistas estreando nas 24 baterias programadas para o primeiro dia. Outros 96 entram nas próximas fases masculinas e mais 36 vão competir na categoria feminina, prevista para ser iniciada somente na quinta-feira em Saquarema.

A nova diretoria da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf – comandada pelo presidente Teco Padaratz, eleito esse ano, está oferecendo uma premiação histórica de 280.000 Reais em cada uma das seis etapas do Circuito Brasileiro Profissional. Além disso, em todas será utilizado o princípio da igualdade na premiação para homens e mulheres. A temporada 2022 começou em Maceió (AL) e o SSXP Saquarema Pro marca o retorno do Super Surf, que por uma década promoveu o circuito nacional mais rico do mundo.

“É uma satisfação imensa poder voltar a fazer o evento com uma Confederação pensando no atleta, uma nova direção, uma nova diretriz e fico muito honrado em fazer parte dessa história com o Super Surf”, disse Evandro Abreu, que organizou o SuperSurf válido pelo Circuito Brasileiro Profissional entre 2000 e 2009 e também em 2015. “Estou feliz por este retorno ser aqui em Saquarema, onde aconteceu o último SuperSurf em 2015, mas agora na Praia da Vila. Fiquei impressionado com o lugar e confesso que nunca tinha vindo aqui, nos cerca de 15 eventos que fiz em Saquarema. Tem altas ondas rolando e é um lugar perfeito, com hotel próximo, restaurante próximo, enfim, estamos felizes por estar aqui”.

SSXP Pro
Arena do evento. Foto: Reprodução

Evandro também comentou sobre a estrutura do SSXP Saquarema Pro montada na Praia da Vila, tendo como base principal uma unidade móvel produzida para abrigar toda a parte técnica: “É mais uma vez uma estrutura inédita, como a gente falava lá atrás. Até tentamos fazer isso durante alguns anos, mas era um caminhão pequeno e depois de tanto tempo estamos apresentando um novo projeto, que não foi visto em lugar nenhum. Ficamos muito felizes também com a reciprocidade dos atletas com este novo trabalho da CBSurf, com tantos surfistas querendo competir de novo, esgotando as inscrições, então a gente fica muito agradecido, porque o foco é trabalhar no desenvolvimento do esporte”.

Um total de 212 surfistas vai participar da estreia do SSXP – Super Surf Experience – Pro apresentado pela Prefeitura de Saquarema. São 176 divididos em três fases da categoria masculina, com 80 disputando a primeira fase nesta segunda-feira, 48 pré-classificados entrando na segunda e mais 48 na lista dos principais cabeças de chave da terceira e última rodada de 24 baterias. Na categoria feminina, as 36 participantes foram divididas nos 12 confrontos da rodada inicial, prevista para abrir a quinta-feira na Praia da Vila.

PRIMEIRA BATERIA – Um dos surfistas escalados na primeira bateria do SSXP Saquarema Pro, que vai começar as 8h00 nesta segunda-feira, esteve treinando desde cedo na Praia da Vila, no domingo ensolarado e de boas ondas na Capital Nacional do Surf. O carioca Anderson da Silva, mais conhecido por Pikachu, é um grande talento revelado nos projetos sociais desenvolvidos pelo Arpoador Surf Club e Favela Surf Club, que tira as crianças da ociosidade para surfar. Ele vai disputar as duas primeiras vagas para a segunda fase com o catarinense Luã da Silveira e o paulista Tamaê Bettero.

Veja também:

Barton Lynch: “WSL disse que não precisa de mim”

Saquarema: como nasceu o Maracanã do Surfe?

Melhores momentos do Rio Pro 2022

“Hoje (domingo) subiu um pouco o mar, tem altas ondinhas e espero que amanhã tenha boas ondas também, porque minha bateria é a primeira do dia”, disse Anderson da Silva, após sair do mar na manhã do domingo. “Eu já competi aqui na Praia da Vila algumas vezes nas categorias de base, já fui vice-campeão aqui em etapa do estadual amador e agora virou o jogo, pro profissional. Estou na primeira bateria e é um pouco complicado porque a gente tá fresco ainda, mas vamos aquecer as turbinas, botar a prancha no pé e vamos com tudo”.

Pikachu não participou da primeira etapa do Circuito Brasileiro Profissional da CBSurf em Alagoas e comentou sobre o novo trabalho da Confederação, como a premiação recorde de 280.000 Reais: “É realmente uma premiação muito boa e espero fazer um bom resultado, mas ainda tem muitos atletas que precisam de apoio para poder competir. As inscrições são caras e a gente sempre tenta chegar o mais longe possível, para poder ganhar um dinheiro pra pagar as despesas e as inscrições dos próximos eventos”.

Quem também estava treinando na manhã do domingo na Praia da Vila e vai estrear no Circuito Brasileiro Profissional da CBSurf no SSXP Saquarema Pro apresentado pela Prefeitura de Saquarema, é a jovem surfista de Santa Catarina, Pamella Mel. Ela tem apenas 16 anos de idade e está escalada na nona bateria, encabeçada pela grande estrela do surfe feminino no Brasil, a duas vice-campeã mundial Silvana Lima. A outra adversária é Natalie Plachi.

“Eu estou treinando aqui na Praia da Vila já faz alguns dias, porque vim assistir a etapa do CT e já fiquei por aqui”, contou Pamella Mel. “A ondinha aqui é irada, direitinha perfeitinha e o ruim é o crowd, mas na bateria só vai ter quatro né. O pico é irado, com altas ondas, maior visual da igrejinha (Nossa Sra. de Nazaré) e está tudo muito top. Irado também a premiação igual pro masculino e feminino, a estrutura tá bizarra, muito massa, gigante mesmo e os organizadores estão todos de parabéns”.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias