25 C
Papeete
sábado, 13 julho, 2024
25 C
Papeete
sábado, 13 julho, 2024

Publicidade:

Saem as primeiras medalhas para o Brasil no PASA Games 2022

Nesta quarta-feira (10), o Brasil garantiu suas primeiras medalhas no PASA Games 2022, o campeonato pan-americano de surf disputado em Playa Venao, Panamá.

Foram três medalhas na prova de SUP Race Técnico, modalidade de strand up paddle onde 20 mulheres e 22 homens percorreram um circuito três vezes em suas respectivas provas para somar seis quilômetros no total. A prova, com trechos de ondas, exigiu também muita habilidade no surf.

A disputa teve início às 8h com a largada do masculino. Logo no início, o pentacampeão brasileiro Luiz Guida Animal assumiu a liderança após uma excelente largada, abrindo boa vantagem sobre os demais competidores.

Porém, Guida acabou sendo atingido por uma série de ondas e foi arrastado de volta para a praia, perdendo diversas posições.

Veja também

PASA Games: Aline Adisaka representa o Brasil em duas modalidades

Entenda o que mudou em Praia Venao, palco do PASA Games 2022

Brasil se mantém com 100% de aproveitamento no PASA Games 2022

Enquanto isso, David Leão, o segundo representante do Brasil na prova e o peruano Itzel Delgado, assumiram a liderança, passando a travar uma briga apertada pela primeira colocação. Os dois se mantiveram assim até a reta final, quando ambos pegaram a mesma onda rumo à praia.

Na corrida na areia, nos metros finais antes da linha de chegada, o peruano acabou levando a melhor e garantindo a medalha de ouro. Leão ficou com a prata, primeira medalha do Brasil no PASA Games e Guida chegou na honrosa quinta colocação após uma prova inteira de recuperação.

Brasil medalha PASA Games 2022
Itzel Delgado (à esq,) e David Leão definiram a prova masculina na corrida na reia. Foto: Mariana Broggi

Concluída a prova masculina, foi a vez das meninas entrarem em ação com a equipe brasileira sendo representada por Lena Guimarães e Aline Adisaka.

Atual campeã pan-americana, Lena largou mal e precisou literalmente correr atrás do prejuízo para brigar por uma medalha. Aline por sua vez, largou bem e se manteve entre as primeiras colocadas desde o início.

Porém, mostrando um poder de recuperação surpreendente, Lena conseguiu se juntar às líderes da prova após a segunda metade da prova e, na reta final, conseguiu encontrar uma onda salvadora que a guiou até a linha de chegada para garantir a primeira medalha de ourou para o Brasil no PASA Games 2022.

Aline chegou um pouco mais atrás, na quarta colocação, resultado que lhe garantiu também um lugar ao pódio e a medalha de cobre para o Brasil.

Brasil medalha PASA Games 2022
Lena Guimarães conquista a primeira medalha de ouro para o Brasil. Foto: Michael Tweddle

Com esses resultados a equipe brasileira se mantém na primeira colocação entre as nações. Na quinta-feira (11) serão realizadas as duas finais de SUP Wave e o Brasil já tem garantidas mais quatro medalhas, pois garantiu a classificação de dois finalistas nas duas decisões, masculino e feminino.

A competição continua nesta quinta-feira (11) a partir das 11h00 (horário de Brasília) com a primeira fase do surf shortboard, que tem a participação de João Chianca, David Silva, Mariana Areno, Laura Raupp, Messias Félix, Mateus Sena, Sophia Medina e Tainá Hinckel.

Acompanhe o evento ao vivo em pasasurf.org e nos canais Pan Am Sports.

Os resultados do PASA Games 2022 são um oferecimento de Galapagos Outdoor, patrocinadora oficial da Seleção Brasileira

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias